Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, fevereiro 3, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Paulo Mourão esclarece que não é contra criação da UNITINS em Araguatins e Augustinópolis

Noticias Relacionadas

Paulo_Mourao1

Na sessão da última terça-feira, dia 10, o deputado Paulo Mourão usou a tribuna para criticar a forma eleitoreira e ilegal com que o governo anterior incorporou à UNITINS em torno de 1.200 alunos de faculdades municipais criando os campi de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.

O deputado esclarece que não é contra a criação da UNITINS, como o assunto foi interpretado por alguns, mas sua crítica se baseou na forma como a instituição foi criada, nos capins das respectivas cidades, sem possibilidade de funcionar, sem orçamento e sem o respaldo da lei.

“A criação da UNITINS foi feita durante o processo eleitoral, sem viabilidade legal, econômica, financeira, pedagógica e estrutural. A instituição não tem professor, não fizeram chamamento para concurso público, não tem edital de concurso público, não tem plano pedagógico, simplesmente matricularam os alunos”, relata.

“Então a crítica não se fundamenta na questão da criação da UNITINS, mas na forma como ela foi criada sem observar a condição legal de funcionamento, enganando as pessoas e desrespeitando-as, passando uma visão de que vai funcionar. Tudo isso ocasionou um problema social prejudicando os alunos que são as únicas vítimas”, relatou.

Mourão ainda lembrou que quando deputado federal foi o relator do Projeto de Lei de criação da Universidade Federal do Tocantins e que até então a Universidade só tinha um campus em Palmas. “Naquele momento elaboramos um relatório que criou a condição multicampi da Universidade Federal do Tocantins, tornando possível a criação de campi no interior do estado. Então nos meus pronunciamentos sempre defendi que o Estado precisa ter a UNITINS multicampi, mas na condição legal de funcionamento,” destacou o parlamentar.

Paulo Mourão irá propor a discussão do assunto em audiência pública porque entende que os alunos foram enganados e agora o Governo vai buscar uma solução para o problema. “O Governo está preocupado quanto aos caminhos que vamos seguir para poder corrigir esse equívoco deixado pelo governo passado e pediu para a reitora da UNITINS buscar a solução para este problema”.

O deputado esclareceu que em seus pronunciamentos sempre defendeu que UNITINS tem que ter os polos multicampi para poder atender ao filho do trabalhador das regiões menos desenvolvidas, atuar na formação dos jovens.  “A UNITINS da forma como foi elaborada, tanto em Araguatins como Augustinópolis e Dianópolis foi ato eleitoreiro, precisamos fazer com que a sociedade compreenda que o que fizeram foi enganação. “Precisamos restabelecer uma ordem jurídica, legal, financeira e estrutural e pedagógica para que a UNITINS funcione a contento, se não poderá comprometer a formação dos jovens desta região”, reiterou.

De início o Governo do Estado já disponibilizou R$ 18 milhões para a universidade para atender as necessidades dos campi de Dianópolis, Araguatins e Augustinópolis.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias