Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Partidos definem candidatos em Palmas

Noticias Relacionadas

O quadro da disputa eleitoral em Palmas foi definido no sábado, 30, com a realização das últimas convenções partidárias. No total, sete nomes disputarão a prefeitur, sendo que cinco deles foram homologados ontem. Marcelo Lelis (PV) e Luana Ribeiro (PR) confirmaram suas candidaturas. O PPL confirmou João Costa; o PSOL, Abelardo Gomes, e o PSDC, Professor Adail. O candidato Carlos Amastha (PP) recebeu ontem o apoio do PPS, que confirmou o deputado Sargento Aragão como seu vice. Fábio Ribeiro (PTdoB) completa o time de candidatos. O partido dele já havia realizado convenção e oficializado seu nome para a disputa. Agora as siglas têm até o dia 5 de julho para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Lelis confirma candidatura pelo PV

Entre governistas e oposicionistas, 13 partidos confirmaram a candidatura do deputado Marcelo Lelis (PV) para prefeito de Palmas e a suplente de vereador Cirlene Pugliesi (PMDB) como vice. As convenções foram realizadas na tarde de ontem, sendo a do PMDB na Assembleia Legislativa. O PSL, PMN, PRB, PTC, PHS, PSDB, PSD, PTB, DEM, PSC, PDT e PV realizaram ontem a convenção em conjunto, no Parque Cesamar. Com a presença do governador Siqueira Campos (PSDB), os senadores Kátia Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR), os deputados federais Ângelo Agnolin (PDT), Eduardo Gomes (PSDB), Professora Dorinha (DEM) e Júnior Coimbra (PMDB), a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin (PDT), além de deputados estaduais, vereadores e outras lideranças.

Lelis destacou no discurso que irá para campanha com vontade e determinação e destacou o projeto de sua coligação. “Vamos focar principalmente na questão da saúde pública, integrando o serviço de saúde do município e do Estado, transporte coletivo de qualidade e vamos enfrentar a questão do asfalto e os alagamentos da Capital”, disse. Cirlene detalhou que hoje as árvores de Palmas estão floridas e que seriam as mesmas que Lelis plantou, quando foi secretário municipal da ex-prefeita Nilmar Ruiz (PR). “Estarei aqui, junto com o PMDB, para ajudar a administrar a cidade e ajudar a comunidade”, afirmou.

“Sustentabilidade não pode ser apenas ambiental, tem que ser social, o povo precisa estar de barriga cheia”, lembrou Siqueira Campos a Lelis durante discurso. Para o governador, é preciso fazer a discussão do meio ambiente, mas também do social. Ele disse que o governo do Estado implantará o trem de superfície na Capital, mas que deseja fazer junto com Lelis à frente da prefeitura. Siqueira Campos ressaltou que a administração de Lelis e Cirlene deve promover o bem-estar do seu povo. O governador ainda destacou que Palmas precisa voltar a crescer como nos governos municipais de Eduardo Siqueira, Odir Rocha e Nilmar.

Apoios

O presidente regional do PMDB, Júnior Coimbra, explicou que por mais que o PMDB tenha sido preterido pelo grupo do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), a candidatura do Lelis tem o melhor projeto para Palmas. “Lelis convidou o PMDB, consultei alguns bravos companheiros, como Eli Borges, José Augusto Pugliesi, Carlos Braga, e não tivemos dúvida para aceitar”, contou. O secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, frisou que a aliança do PMDB com o PV é pontual e atende a realidade de Palmas, não se reflete na política estadual.

Os senadores, Kátia e Vicentinho prometeram garantir recursos do governo federal para a administração de Lelis e o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT). “Serei um cabo eleitoral, militante e vou articular recursos para o orçamento de Palmas”, disse Vicentinho. (Aline Sêne)

Candidatos

Candidato a prefeito: Marcelo Lelis (PV)

Candidata a vice: Cirlene Pugliesi (PMDB)

Luana Ribeiro é a candidata do PR 

A convenção do Partido Republicano (PR) homologou ontem a candidatura da deputada estadual Luana Ribeiro (PR) à Prefeitura de Palmas. O ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alan Barbiero (PSB) foi confirmado como seu vice. A convenção ratificou ainda os partidos que passam a compor a coligação de apoio à Luana. Além do PSB, partido de Barbiero, o PT, PTN e PRTB estarão juntos do PR nesta eleição.

Luana disse que pretende focar seu trabalho em propostas para as áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana. A candidata afirmou ainda que visitou a cidade de Curitiba, capital do Paraná, para conhecer o modelo de transporte público do município para elaborar um projeto semelhante para Palmas. Luana afirmou que vai usar a administração de Raul como base para seu governo. “Eu sei que os desafios são grandes, mas eu estou pronta para o embate. Quero fazer a melhor gestão da história dessa Capital”, enfatizou.

Com a confirmação do seu vice, o PR aguarda a apresentação do plano de governo do PSB para fechar seu plano de governo. Luana afirmou que irá utilizar o conhecimento administrativo de Barbiero para dar os ajustes finais ao plano de gestão. “O professor Alan Barbiero é um homem culto, bastante preparado, um tocantinense que estudou, cresceu e hoje preside uma associação nacional de reitores. Isso significa que nossa chapa está preparada para enfrentar os desafios dessa campanha”, ressaltou Luana.
Já Barbiero, que desistiu da candidatura própria, disse que ao receber o convite da deputada Luana, viu uma possibilidade de alianças fortes e competitivas.

Questionada sobre a existência de divisões dentro do PR, que poderiam não apoiá-la, Luana disse que não acredita que haja divisões. “Existem pessoas que andam de acordo a sua conveniência e não com a ideologia do partido. Então cada um com sua conveniência”, respondeu.

Apesar de ainda estar em tratamento contra uma doença na medula, o senador João Ribeiro (PR) compareceu à convenção para registrar o apoio à filha. “Não sei se poderia ir para caminhada nas ruas, mas estarei na televisão, nos comícios”, afirmou o senador. O prefeito Raul Filho (PT) e a deputada estadual Solange Duailibe (PT) também estiveram presentes para manifestar o apoio à candidatura de Luana, que agradeceu a abertura de Raul em apresentar a situação atual das pastas do município a ela.

Críticas

Durante a convenção, o prefeito Raul Filho criticou duramente o governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB). “Siqueira me criticou o tempo todo, mas nunca apresentou um projeto que desse certo, os hospitais do Estado estão um caos. Isso é falha de planejamento e a culpa é do filho dele, que não soube planejar”, alfinetou. “Não era o governador que dizia que se não roubar dá para fazer? Então é preciso começar a fazer”, disse o prefeito. Raul disse também que não aceita críticas do governador à sua gestão. “Dos meus auxiliares demitidos por justa causa hoje, nove estão servindo à candidatura apoiada pelo governador. Eles não podem falar do meu governo porque as cabeças que tentaram derrubar meu governo hoje estão com ele”, salientou. (Juliana Matos)

Candidatos

Candidata a prefeito: Luana Ribeiro (PR)

Candidato a vice: Alan Barbiero (PSB).

(Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias