- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 21 / dezembro / 2024

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: Segundo atualização do IBGE, população do Município chega a quase 300 mil

Mais Lidas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana as estimativas de população residente nos municípios do país, com data de referência em 1º de julho de 2024. O estudo, fundamental para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM), também serve como base para diversos indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Parauapebas se consolidou como município mais populoso da região de Carajás, abrindo distância de Marabá, que no Censo oficial de 2022, tinha 1.303 moradores a menos que Parauapebas.

Na atualização estimada de 2024, Parauapebas saiu de 267.836 mil habitantes em 2022 para 298.854 este ano. Já Marabá, saiu de 266.533 em 2022 para 288.513 em 2024. A diferença passa dos 10 mil habitantes.

As estimativas foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação (Revisão 2024), além dos totais populacionais apurados nos Censos Demográficos de 2010 e 2022. De acordo com o IBGE, as populações recenseadas nos dois últimos levantamentos foram ajustadas para estabelecer a tendência de crescimento da população até a data de referência.

Outro ponto destacado pelo instituto é a incorporação, nas estimativas anuais, das eventuais alterações nos limites geográficos dos municípios, o que pode impactar diretamente nos números finais. Esses ajustes são cruciais para garantir a precisão nos cálculos de distribuição de recursos e no planejamento de políticas públicas.

As estimativas de população são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir os valores do Fundo de Participação, que afeta diretamente o orçamento dos municípios brasileiros. A divulgação dos números também é relevante para o monitoramento de diversas áreas do desenvolvimento nacional, como saúde, educação e infraestrutura.

Com a divulgação deste levantamento, o IBGE reafirma seu papel central na produção de dados que orientam decisões governamentais e o planejamento estratégico do país.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias