Após alerta da Defesa Civil os níveis dos rios no município de Parauapebas, região sudeste do estado, começaram a elevar. O rio que dá nome a cidade transbordou e subiu cinco metros acima do nível normal. Na última terça-feira (6), as fortes chuvas se juntaram a cheia do rio e provocaram alagamentos na cidade.
Centenas de famílias estão sendo obrigadas a deixar as suas residências. Na maior parte do ano o nível do rio é de quatro metros, que representa a profundidade do rio. Por volta do meio dia de quinta-feira (8), o rio atingiu 11 metros, quase 8 metros acima do nível normal. De acordo com a Defesa Civil, essa elevação aconteceu principalmente nos últimos dois dias, período que não houve chuvas fortes no município, além de ser o nível mais alto dos últimos anos.
Nas imagens feitas do alto do rio Parauapebas é possível ver onde as águas já chegaram. Os bairros Liberdade II e o Riacho Doce foram os mais atingidos. Durante toda a manhã de quinta-feira (8) moradores das áreas tentaram salvar o que puderam como móveis e objetos pessoais.
“A gente sofre porque nós batalhamos tanto tempo pra conseguir conquistar as nossas coisas e agora tudo está se perdendo”, lamenta Fernanda Silva, dona de casa.
Ainda segundo a Defesa Civil, nas cabeceiras, as chuvas são constantes no município de Canaã, Xinguara e Rio Maria. Todo esse volume de água acaba indo para o município de Parauapebas e é por conta disso que o nível do rio está se elevando. O igarapé Ilha do Coco que também corta o município está cheio e as águas invadiram as ruas do centro, equipes da Defesa Civil estão desde a madrugada retirando as famílias do local. (G1)




