Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 15, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: Guarda Municipal apreende materiais cortantes usados em pipas

Noticias Relacionadas

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), tem atuado incisivamente com a Operação Vida por um Fio, para orientar e apreender materiais cortantes usados para empinar pipas, como cerol e linha chilena. 

Durante as fiscalizações, a GMP já apreendeu mais de 200 desses objetos e cerca de 250 pessoas foram abordadas e orientadas quanto aos perigos que essa prática oferece.

De acordo com o coordenador da Guarda, Aderson Oliveira, a operação é fundamental para conscientizar a população quanto aos riscos no uso desses objetos. “Por meio das apreensões e ações de orientação, muitas vidas foram preservadas a partir do momento em que esses materiais foram apreendidos. As equipes da Guarda vão continuar com a apreensão das linhas com cerol ou as chilenas, sempre que se deparar com essa prática perigosa”, esclarece Oliveira.

A Vida por um Fio faz parte da campanha “Cerol na Linha. Corte essa ideia!” realizada pela Prefeitura de Parauapebas para desestimular o uso desse tipo de produto e conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), que atua na orientação dos motociclistas quanto à importância de usar a antena de proteção nas motos.

As equipes, compostas por agentes da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), do Grupamento de Ações com Cães (GAC), do Patrulhamento Ordinário (PO) e do DMTT, realizaram ações de orientação também para os motociclistas do transporte público que trabalham nos principais pontos da cidade, como o Terminal Rodoviário, e nos bairros Novo Brasil, Tropical, Guanabara, Habitar Feliz, Cidade Jardim (avenidas dos Ipês e D), Cidade Nova e nas proximidades do shopping.

“Os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar atentos a seus filhos. Brincantes, pais, fabricantes ou vendedores de linhas cortantes devem pensar bem antes de fornecer e autorizar a utilização deste produto que pode causar até a morte de pessoas e, consequentemente, responderão criminalmente”, adverte o guarda municipal Oliveira.

Os materiais apreendidos durante a operação são catalogados e, posteriormente, queimados. (Sara Dias)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias