O Círio de Nazaré, a maior festa do povo paraense, é também um importante produto turístico, que reúne cerca de 76 mil turistas em Belém durante toda a quadra nazarena. Para receber esse público, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) preparou uma programação especial, que começa já na chegada desses visitantes.
Esses seguidores do turismo religioso serão recepcionados por equipes da Paratur no Aeroporto Internacional de Belém e no Terminal Rodoviário a partir desta terça-feira (9), com uma grande festa demonstrando um pouco da cultura regional. “Ao desembarcar em Belém. esse público que vem ao Pará no mês de outubro será recebido por grupos parafolclóricos, além de ser presenteado com pequenas lembranças que remetem aos cheiros, gostos e cores do Pará”, detalha a diretora de Marketing da Paratur Jaqueline Alves.
A Paratur também é responsável pela organização de uma das principais procissões do Círio, a Romaria Fluvial, introduzida na festividade em 1985, como uma homenagem dos povos ribeirinhos. A procissão, que hoje reúne centenas de embarcações, promove também o concurso de embarcações, premiação que reconhece e valoriza as melhores ornamentações durante o cortejo.
Nesta edição, são esperados cerca de 400 barcos inscritos, além dos que se juntam à romaria. No momento da inscrição, na Capitania dos Portos, os participantes do concurso recebem a bandeira oficial da romaria que identifica as embarcações participantes.
O motivo da bandeira, a estampa das camisetas e o convite para a Romaria Fluvial terão como estampa o desenho feito por uma criança da creche Frei Daniel Samarati, Bianca Jenniffer, de apenas 4 anos, que se inspirou no tema “A fé nos faz criança”, proposto pela Paratur como força de homenagear as crianças e os jovens que participam de toda a festividade.
A Paratur também começa a distribuir esta semana dois mil folhetos, divulgando toda a programação do Círio. Além dos pontos com maior rotatividade na cidade, como shopping centers, restaurantes e hotéis, os turistas também podem recorrer aos postos de informação do município. “Dessa forma os visitantes podem usufruir de toda a programação, e se desejarem conhecer também outros pontos turísticos em Belém e nos municípios do interior”, explica Jaqueline Alves.
O Círio de Nazaré também é comemorado em outras cidades brasileiras, graças à fé e religiosidade dos paraenses que saem do Estado e não esquecem a devoção. Rio de Janeiro, Brasília e Santos (SP) são algumas cidades onde a festividade também é celebrada, com apoio da Paratur, que fornece todo o material ilustrativo necessário para que esses paraenses tenham, mesmo longe de casa, a oportunidade de homenagear a padroeira do Pará.




