Um morador de rua foi retirado morto das águas do rio Benfica, em frente à Praça de N. S. da Conceição, na Vila de Benfica, município de Benevides, Região Metropolitana de Belém.
O fato ocorreu na manhã desse segunda-feira, 9. Logo cedo, frequentadores da orla do rio notaram que algo estranho dava sinais de que iria boiar em frente ao barracão onde funciona um bar. Assim que a maré baixou, o corpo, por volta das 8 horas, apareceu.
Logo, a Polícia Civil local foi chamada e a delegada pediu ao Centro de Perícias “Renato Chaves” a remoção do cadáver para necropsia. Mas, pelo fato de corpo estar dentro d’água, foi necessário chamar uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, que o içou para o centro da praça, quando então, já no começo da tarde, ocorreu a remoção. Segundo moradores, o homem pode ter sido vítima de um simples afogamento, pois fora visto, na tarde do domingo, embriagado à margem do rio, não sendo mais visto ao anoitecer.
No entanto, os policiais possuem forte suspeita de que tenha sido assassinado, agredido a pauladas, ou sofreu baque forte, pois pelos ouvidos, perdia muito sangue, até mesmo no momento em que foi removido. Um funcionário da remoção disse que ele apresentava marcas fortes de um golpe contundente na cabeça, que pode ser da queda dentro da água, ou de um golpe aplicado por alguém.
Os policiais civis disseram que será aberto inquérito para apurar os fatos.
Segundo os moradores da praça, a vítima era mendigo. Costumava, todos os dias, ir até a casa paroquial, quando recebia pequenas quantias em dinheiro, dadas pelo padre local.
Também, costumava pedir comida dos moradores, mas não dormia na vila. Ele sempre se ausentava, aparecendo no dia seguinte, altas horas do dia, ou mesmo durante a tarde.
A presença do cadáver na praça chamou a atenção de grande número de curiosos, que somente abandonaram o local após a remoção do corpo para o Centro de perícias “Renato Chaves”. (Diário do Pará)




