Com o objetivo de melhorar o monitoramento nas Unidades de Conservação (UC), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) criou nesta segunda-feira, 26, o Núcleo de Fiscalização de Áreas Protegidas Estaduais (Nfap). Segundo a Lei Ambiental n° 9.985, “um dano afetando espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação de Uso Sustentável será considerado circunstância agravante”.
O Núcleo é o mais novo setor da Sema responsável por fiscalizar e gerir os recursos naturais das UC’s, coordenado pelas Diretorias de Áreas Protegidas (Diap) e de Fiscalização (Difisc), para tornar mais dinâmico o trabalho nas áreas de proteção em um Estado com dimensões continentais, como o Pará.
Segundo Ivelize Fiock, coordenadora de Unidades de Conservação da Diap, as UCs devem ter um tratamento diferenciado. Para cada uma delas há a necessidade de um tipo próprio de levantamento, no período crítico das regiões.
As especificidades de algumas áreas de conservação tornam necessário “um olhar mais atencioso para cada UC”, explicou a coordenadora. O período crítico na praia de Algodoal, na Ilha de Maiandeua, é na época de defeso; no município de Tucuruí é durante a desova e reprodução dos peixes, e nas Florestas Estaduais (Flota’s) Paru e Faro é na época em que a retirada de madeira é mais intensa.




