Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Resultado final do plebiscito deve ser feita até quinta-feira

Noticias Relacionadas

Até quinta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará irá homologar o resultado do plebiscito sobre a divisão do Pará e encaminhá-lo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o assunto poderá ser dado como encerrado, previu o presidente do TRE-PA, desembargador Romulo Nunes, em entrevista coletiva.

O TSE, por sua vez, também homologará o resultado da consulta popular para encaminhá-lo ao Congresso Nacional, que deverá arquivar o processo. Ricardo Nunes avaliou o plebisicito como ‘tranquilo’ e adiantou que os preparativos para as eleições municipais do ano que vem já começam em janeiro.

Números

Os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comprovam que o peso do eleitorado do Pará remanescente decidiu o plebiscito que autorizaria a criação de dois novos Estados em território paraense.

Dos 68 municípios situados na região nordeste do Pará vieram 2.170.858 de ‘nãos’ à proposta de criação do Estados do Carajás e 2.169.423 votos contra a criação do Tapajós, o que corresponde a praticamente o mesmo percentual de cerca de 61% de todos os eleitores que decidiram por não dividir o território em três nas duas perguntas feitas na consulta popular do último domingo.

Na região metropolitana e no nordeste do Pará, apenas 103.847 votantes optaram pela proposta do ‘sim’ ao Carajás, o equivalente a somente 8,7% do universo de 1.185.546 de eleitores favoráveis à ideia de criar um Estado emancipado no sul e sudeste paraense.

Em relação à criação do Tapajós, o volume de votantes do Pará remanescente que disseram ‘sim’ é de 143.833, ou 11,9% de todos que os 1.203.574 eleitores a favor do Tapajós. Somente 103.847 paraenses que moram na região de Belém disseram sim ao Carajás e 143.833 aprovaram o Tapajós. (O Liberal)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias