Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Quatro ruas da Pratinha II em Belém vão ganhar asfalto e drenagem

Noticias Relacionadas

O governo do Estado confirmou o projeto de drenagem e pavimentação asfáltica das ruas Santo Antônio, Dois Amigos, São José e Samaúma, no bairro Pratinha II, obras executadas pelo projeto Ação Metrópole, coordenado pela Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), que já trabalha na revitalização da Rodovia Arthur Bernardes naquela área.

As obras foram anunciadas na segunda-feira (22), pelo titular da Sepe, Marcílio Monteiro, a moradores do bairro. Segundo o secretário, que estava acompanhado da equipe técnica do projeto, os trabalhos devem começar até abril, após a licitação que definirá a empresa executora. O aviso da concorrência foi publicado no último dia 22 no Diário Oficial do Estado, com data de abertura para 24 de março. Também participaram do anúncio o deputado estadual Cássio Andrade e o vereador Ademir Andrade, que participou da negociação de recursos para as obras.

A notícia foi comemorada pelos moradores, que sofrem com as precárias condições das vias, disse Jorge de Oliveira, que em 18 anos de vida nunca teve água encanada em casa. Nascido na Rua Santo Antônio, uma das que serão asfaltadas, o estudante disse que a situação é difícil. “Quando chove é um lamaçal. Quando está seco é só poeira. As crianças adoecem o tempo inteiro. Isso acontecia comigo quando era pequeno. Com essa mudança, as coisas vão melhorar. Para nós, essa é uma notícia muito boa. Afinal, a comunidade luta há muito tempo por isso. Houve épocas em que os próprios moradores fizeram coleta para comprar material e abrir valas”, lembrou.

Fiscalização

De acordo com Marcílio Monteiro, o próximo passo para a concretização da obra, antes mesmo da escolha da empresa executora, é a eleição de uma Comissão de Fiscalização (Cofis) para a área. O grupo terá representantes de moradores das quatro ruas, os quais serão responsáveis pela fiscalização das obras, dos prazos e do recurso material usado pela empreiteira, como já ocorre nas obras de prolongamento da Avenida Independência, da construção do elevado na Avenida Júlio César e da urbanização da Rodovia Arthur Bernardes e do Parque Ecológico do Município de Belém. Todas essas obras integram a primeira fase do Ação Metrópole, projeto que beneficiará mais de 2 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Belém.

A primeira reunião sobre a criação da Cofis da Pratinha II está marcada para o próximo dia 3 (quarta-feira), às 18 horas, na sede da Ação Social Comunidade Amiga (Asca), onde foi realizada a audiência pública na segunda-feira. O processo será coordenado pela equipe de Validação Social do Ação Metrópole, responsável pela articulação nas comunidades e, também, pela divulgação do projeto à sociedade.

“Não é só uma obra. Nosso governo tem o compromisso de cuidar das pessoas. Afinal, dignidade não se pede, ela é conquistada”, frisou Marcílio Monteiro.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias