O prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), teve seu mandato político cassado. A decisão foi tomada pelo juiz Sérgio Augusto Andrade Lima, da 92ª Zona Eleitoral de Belém. Segundo informações da assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a cassação teria acontecido em virtude da acusação de abuso de poder econômico durante a reeleição de 2008. Toda a chapa de Duciomar Costa, que concorreu em 2008, incluindo seu vice Anivaldo Vale (PR).
O juiz Sérgio Lima decidiu ainda no mês de junho deste ano propor uma representação eleitoral que pedia a cassação do registro da candidatura – e a consequente perda do mandato – do prefeito de Belém, Duciomar Gomes da Costa (PTB), e de seu vice, Anivaldo Vale (PR).
Posse do segundo colocado
Os vereadores que estavam reunidos na Câmara de Belém, na noite desta sexta-feira, 4, decidiram não realizar a sessão para empossar José Priante, pois o juiz Sérgio Andrade Lima, que determinou a cassação de Duciomar, não foi encontrado para autorizar a diplomação do segundo colocado nas eleições municipais.
Porém, na segunda-feira, 7, os vereadores irão se autoconvocar empossar José Priante do PMDB.
Por volta das 20h desta sexta-feira, Luisiel Guedes, representante do PMDB, levou a sentença do juiz para que o Presidente da Câmara Walter Arbarge tomasse conhecimento dos fatos e os vereadores optaram pelo fim da sessão.
Em entrevista ao Diário do Pará, Priante afirmou que vê todo o processo com serenidade. “Todo o processo de investigação partiu do Ministério Público, existem provas e uma apuração dos fatos. Aguardarei todas as etapas desse processo de posse com serenidade”, concluiu.
Manifestações
Os manifestantes que estavam reunidos na frente da Prefeitura e da Câmara Municipal já foram dispersados. Segundo informações do Inspetor Adaiton Tavares, da Guarda Municipal, aconteceu a princípio uma movimentação maior no Palácio Antônio Lemos. “Estava sendo encerrado o evento do Confitea e isso acabou aglomerando um número grande de pessoas nas redondezas. Tudo foi acompanhado tranquilamente e agora a situação está normalizada.Ninguém foi detido”, afirmou. (Diário Online)