O pistoleiro Rodrigo Machado Aragão, 19 anos, está preso na Seccional Urbana de Xinguara. Ele foi preso, no último final de semana, em uma área de invasão em Marabá, sudeste do Pará, por policiais civis da Delegacia de Buscas e Capturas (Polinter) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Polícia Civil do Pará. Ele é acusado de ter morto a bala o comerciante Júnior Filho Rodrigues dos Santos e de ter baleado o tio da vítima fatal, Miguel Leoncio de Almeida Junior. O crime aconteceu em 8 de janeiro do ano passado, por volta de 22h40, em Xinguara. Daniel Vieira dos Santos, comparsa de Rodrigo no crime, está foragido. Na época do crime, a Polícia Civil de Xinguara instaurou inquérito para investigar o fato e solicitou à Justiça a decretação das prisões preventivas dos acusados. As ordens judiciais foram emitidas pela Comarca local. As investigações revelaram que os criminosos usaram uma moto para se aproximar das vítimas. O veículo foi conduzido por Daniel, enquanto Rodrigo, que estava na garupa da moto, efetuou os disparos.

Com o andar das investigações, familiares das vítimas solicitaram apoio à Diretoria de Polícia Especializada (DPE), por intermédio do delegado Neyvaldo Silva, que designou a Delegacia de Buscas e Capturas (Polinter), unidade vinculada à DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais), para iniciar as buscas pelos acusados. De acordo com o delegado Adelino Souza, titular da Polinter, a equipe de policiais da Delegacia passou a levantar informações na região de Xinguara, sobre o paradeiro dos criminosos. A operação, denominada de “Rastros”, foi iniciada em 16 de novembro do ano passado. Segundo informações, Rodrigo estava escondido em uma invasão, em Marabá, onde era dono de uma boca-de-fumo (ponto de fabricação e distribuição de drogas). O comparsa dele no crime, Daniel, também tem envolvimento em um roubo na região.
O delegado explica que, nos últimos três meses, os policiais obtiveram diversas informações sobre a localização, mas ele conseguia escapar. O pistoleiro trocava semanalmente de endereço e até de telefone celular, para escapar da prisão. “Ele (Rodrigo) estava prestes a matar em Marabá um desafeto, que teria morto um irmão dele, em disputa por tráfico de drogas”, informou o delegado. Após ser localizado e preso, Rodrigo foi conduzido para Xinguara, município próximo a Marabá, onde prestou depoimento. Ele confessou ter sido o autor dos disparos e afirmou que matou porque estaria sendo ameaçado de morte por Junior Filho. A informação é contestada pela família da vítima, que suspeita se tratar de crime de encomenda, fato que ainda não foi confirmado pelas investigações. O pistoleiro afirma desconhecer o paradeiro de Daniel. As investigações prosseguem. Quem tiver alguma informações sobre o homicida deve telefonar para o fone 181 (Disque-Denúncia).




