Policiais prenderam Jocenildo Ramos Guerreiro, de apelidos “Aranha” e “Bigola”, sob acusação de furto em uma embarcação que estava atracada no porto da Praça Tiradentes, em Santarém, oeste do Pará. O barco faz linha entre Santarém e Óbidos. O acusado já era investigado pelos serviços de inteligência da Polícia Civil do Pará e do Amazonas por ter praticado outros furtos em outros municípios. Entre eles, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti, no oeste do Pará, e Parintins e Nhamundá, no Amazonas.
Considerado “exímio arrombador de residências e estabelecimentos comerciais”, ele também praticava arrombamentos de cofres. Jocenildo foi preso em flagrante em um hotel de Santarém, de onde pretendia fugir para o Amazonas. Ele comprou uma passagem aérea para aquele Estado em uma empresa que cobre o trecho Santarém-Parintins. Ele também adquiriu envelopes de depósitos bancários da Caixa Econômica, para depositar dinheiro antes de fazer a viagem.
De acordo com o delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, o modo de atuação do acusado já era mapeado, bem como, os policiais já conheciam as vítimas em potencial dele. Recentemente, conta o policial, o acusado teria efetuado um furto em uma distribuidora de cerveja, em Parintins, no Amazonas. O crime rendeu um prejuízo estimado em R$ 40 mil.
Após o crime, ele teria fugido para Oriximiná, de onde se deslocou até Óbidos. Dessa cidade, ele se viajou, em seguida, a bordo da embarcação da qual efetuou novo furto. Contudo, no momento do crime, ele foi surpreendido pela equipe de policiais da sede da Superintendência ainda com a quantia em dinheiro saqueada do interior de um camarote da embarcação. Com a prisão dele, a Polícia espera desvendar outros crimes praticados na região. Segundo o delegado Jardel Guimarães, esta e outras atividades criminosas são investigadas com objetivo de impedir o avanço dos criminosos com desdobramentos e conexões com outros municípios da região.




