A Polícia Civil de Ipixuna do Pará, nordeste do Estado, intensificou a prevenção e a repressão à criminalidade no município, principalmente, a venda de drogas ilegais, crimes sexuais e busca por foragidos de Justiça. O trabalho é feito através da operação denominada “Paz Nas Ruas”. A partir de informações repassadas diretamente ao fone da delegacia local, a equipe policial planeja ações policiais para localizar e prender criminosos. Sob coordenação do delegado Raphael Silva de Souza, responsável pela direção da unidade policial, a operação já tem surtido efeitos positivos.
No mês passado, com o apoio da população, a operação resultou nas prisões de seis foragidos de Justiça, bem como, em outras prisões realizar com base em denúncias anônimas, como de pais que violentavam os próprios filhos e de integrantes de uma quadrilha de roubos a banco. Conforme o delegado, após ver a atuação policial nas ruas do município, a população ficou mais confiante e passou a denunciar os criminosos. Além disso, a presença da Polícia Civil nas comunidades tem ajudado a aproximar ainda mais os contatos. “Participamos sempre de reuniões com as comunidades, onde repassamos nosso telefone para denúncias”, explicou o delegado.
Em abril, a Polícia Civil capturou, durante a operação, Rafael Ferreira Farias (foragido da Penitenciária Agrícola Heleno Fragoso); Antônio Maria Pequeno do Rosário (foragido da Penitenciária Agrícola Heleno Fragoso); José Walisson do Nascimento Pereira (foragido da Comarca de Castanhal); Reginaldo Amorim do Nascimento (foragido da Comarca de Ananindeua); Edson Silva Serra (foragido do Centro de Recuperação Regional de Paragominas) e Márcio Cley da Silva Cavalcante (foragido da Penitenciária Agrícola Heleno Fragoso). As operações irão continuar em toda região.




