Após decretar situação de emergência climática e lançar o Plano Estadual de Ações de Combate à Estiagem, Queimadas e Incêndios Florestais (PAEINF 2024), nesta quinta-feira, 19, o governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou ao Governo Federal, a reivindicação de R$ 146 milhões para financiar o combate às queimadas, estiagem e suas consequências no Estado.
O pleito foi apresentado junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ponderou que os recursos serão utilizados para ampliação do número de bombeiros, brigadistas e recursos utilizados no combate aos focos de queimadas.
Além disso, Helder Barbalho afirmou que o plano de trabalho paraense prevê apoio ao setor produtivo, comunidades isoladas e agricultura familiar. Para o governador, as queimadas desafiam e trazem repercussão na vida das pessoas, além de impactos na saúde, meio ambiente e economia. Também participaram do encontro representantes dos demais Estados que fazem parte do Consórcio Amazônia Legal (CAL), além de Distrito Federal e Goiás.