Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 13, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Paratur realiza ação no pólo Araguaia Tocantins

Noticias Relacionadas

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realiza ação de sensibilização, orientação e vistoria técnica em municípios do pólo turístico Araguaia Tocantins, entre os dias 28 de março e 12 de abril. O trabalho faz parte do cronograma de execução de dois convênios firmados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). Durante 15 dias, os técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur visitarão as cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Jacundá e Itupiranga.

Um convênio diz respeito ao programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de adolescentes no turismo. Enquanto que, o outro trata da execução do Cadastur, sistema oficial do MTur de cadastro online dos profissionais e empresas que atuam no setor turístico.

A programação da Paratur na região inclui ainda palestras de sensibilização, orientação e prevenção sobre ambos os temas, além de vistoria técnica em hotéis, pousadas e agências de turismo dos municípios.

Em novembro de 2004, por ocasião do I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, foi lançado o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). Naquele momento, o Ministério do Turismo afirmava seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. No Pará, a Paratur é parceira do programa que tem como objetivo a sensibilização da cadeia produtiva do turismo e a comunidade para a importância da prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Cadastro

O Cadastur é gratuito e tem validade de dois anos, sendo dividido em duas categorias de cadastrados: pessoas físicas e pessoas jurídicas. Na primeira categoria estão guias de turismo (cadastro obrigatório) e bacharéis de turismo. Já a segunda inclui agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e parques temáticos (sendo que estes são obrigatórios), além de restaurantes, bares e similares, centros de convenções, parques aquáticos, casas de espetáculos, entre outros.

Entre algumas das vantagens do Cadastur para os profissionais do setor estão a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. Para as empresas do ramo, o Cadastur facilita o acesso a financiamento e linhas de crédito em bancos oficiais, dentre outros benefícios.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias