Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Operações policiais fecham 105 estabelecimentos comerciais

Noticias Relacionadas

A primeira grande ação policial na área de segurança realizada este ano na Região Metropolitana de Belém resultou em apreensões de drogas, detenções e fechamento de 105 estabelecimentos. Mobilizando efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito (Detran), as operações “Barreira” e “Hypnos” foram realizadas na sexta-feira (7) e no sábado (8).

Durante a “Hypnos”, a ação policial fiscalizou 200 estabelecimentos, entre bares, casas noturnas e lojas de conveniência, em oito zonas de policiamento da Grande Belém. A operação mobilizou, no primeiro dia, 290 policiais civis e militares e atingiu cerca de 40 bairros de Belém, Ananindeua e Marituba. Iniciada na noite de sexta-feira, a ação se estendeu até a madrugada deste domingo (09).

Nos dois dias da operação atuaram 68 policiais civis e 256 policiais militares, servidores da 1ª Zpol e 1ª Seccional (Sacramenta); 3ª Zpol e 3ª Seccional (Cidade Nova); 5ª Zpol e 5ª Seccional (Marambaia); 8ª Zpol e 8ª Seccional (Icoaraci); 11ª Zpol e 11ª Seccional (Guamá); 24ª Zpol e Delegacia da Terra Firme; 14ª Zpol e 14ª Seccional (Ananindeua) e 18ª Zpol e 18ª Seccional (Marituba).

Preventiva e ostensivamente, as Polícias Civil e Militar efetuaram rondas em conjuntos residenciais e áreas comerciais, com abordagens e revistas nos estabelecimentos para combater o uso de drogas e armas ilegais, verificar a presença de adolescentes em locais de diversão para adultos e combater a poluição sonora.

Os 105 locais fechados – 53 na sexta-feira e 52 no sábado – apresentaram irregularidades, como licença de funcionamento vencida ou mesmo a falta do documento. O Guamá foi o bairro com maior número de bares fechados, 24, entre os 49 fiscalizados. Dez pessoas foram detidas em situação suspeita.

Poluição sonora

No Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua, os policiais fecharam 19 locais irregulares, dos quais 16 com licença de funcionamento vencida e três sem alvará. Em Val de Cans, donos de dois bares foram autuados por poluição sonora. O proprietário de um carro foi notificado pelo mesmo delito. Na Marambaia, 18 bares foram fechados. Em um deles, o “Moreno’s Bar”, os policiais apreenderam 11 “petecas” de cocaína.

Dados do Sistema de Segurança Pública do Pará mostram que a Região Metropolitana de Belém concentra, de sexta-feira a domingo, mais de 50% das ocorrências policiais registradas, principalmente entre 21h e 3h da madrugada. Das ocorrências, cerca de 40% estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas.

A operação foi coordenada pelos diretores das Divisões Especializadas e de Unidades Policiais da Polícia Civil na RMB. Eles contaram com apoio de equipes formadas por quatro peritos da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), em cada dia de trabalho.

Transporte

Com a operação “Barreira”, realizada no mesmo período, o policiamento atuou nas avenidas Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Augusto Montenegro, Independência, Transmangueirão, Bernardo Sayão, Padre Eutíquio, Alcindo Cacela e Perimetral, no bairro de Águas Lindas, no Residencial Júlia Seffer e no município de Marituba. Nessa operação foram mobilizados agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

Entre os objetivos da operação “Barreira” estavam o combate à criminalidade nos principais corredores viários de Belém, a fim de evitar assaltos a ônibus, microônibus e vans, e a apreensão de armas, drogas e veículos roubados.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias