Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Obras vão interligar região do Baixo-Tocantins

Noticias Relacionadas

A conclusão do asfalto entre Baião e Mocajuba e a construção de duas pontes sobre os rios Miri e Meruu e a ligação da PA-256 a partir de Tailândia até Cametá foram anunciadas pela governadora Ana Júlia no último final de semana como parte da infraestrutura necessária à implantação do maior projeto de plantio de palma do mundo, com previsão de 10 milhões de hectares nos próximos dez anos. No município de Baião, a governadora inaugurou a primeira etapa da pavimentação da rodovia, num techo de 14 quilômetros, e assinou ordem de serviço para que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) retome as obras de asfaltamento da PA-151, paralisadas em razão das chuvas. Na cidade, a governadora entregou à população dez quilômetros de ruas pavimentadas em asfalto nas vias principais, como a Levindo Rocha, Norte América, Getúlio Vargas e Júlio Brito.

Para atender comunidades quilombolas, foram construídos cinco trapiches em concreto com cobertura e rampa lateral. Esses equipamentos poderão ser utlizados quando as eclusas de Tucuruí forem inauguradas e iniciar a navegação fluvial, que será intensa em toda a região do Tocantins.

Em Igarapé-Miri, Ana Júlia anunciou o início das obras das pontes sobre os rios Miri e Meruu, na PA-150, aposentando em definitivo as travessias executadas por balsas que demandam tempo, desgaste e risco para centenas de veículos que vão em direção a Cametá, Mocajuba e Baião. Segundo o secretário de Transportes, Moisés Santos, as obras terão início em breve, com a abertura dos desvios e construção de rampas para que as balsas deixem livre o trecho onde serão implantados canteiros de obras. As pontes terão altura suficiente a fim de permitir a navegação fluvial, principalmente em festas religiosas tradicionais naquele município.

O prefeito Roberto Pina afirmou que a população afetada não sofrerá perdas com as obras. As pontes deverão ter em média entre área de acesso e vão sobre o rio em torno de 700 metros e deverão custar cerca de 50 milhões de reais. Segundo cálculos dos engenheiros, elas ficarão prontas no final do próximo ano. (O Liberal)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias