A terça-feira, 14, no Senado será marcada por uma disputa interna entre três senadores por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Uma vaga de prerrogativa da Casa foi aberta com a saída do ex-ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.
Kátia Abreu (PP-TO), Antônio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) são os três candidatos ao posto, que é vitalício até os 75 anos de idade.
Apesar de ter uma tocantinense na disputa, o senador Eduardo Gomes (MDB), que é do estado, articula pela candidatura do senador de Pernambuco, Fernando Bezerra.
Nesta segunda (13), pelas redes sociais, Kátia ironizou as contas feitas pelos adversários, que demonstram otimismo em uma eventual vitória.
Os três candidatos passarão por sabatinas na Comissão de Assuntos Econômicos, na manhã desta terça (14) e terão seus nomes votados pelo colegiado. Mesmo se algum deles não for aprovado, deve ser incluído na votação do plenário, prevista para a sessão das 16h. Vence quem, nesta etapa, obtiver mais votos entre os 81 senadores.
O Tribunal de Contas da União é um órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso na função de acompanhar a execução do Orçamento do país.
Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo Senado, três pela Câmara e três pelo Poder Executivo. Das vagas reservadas ao Executivo, uma é destinada para membros do Ministério Público que atuam junto ao TCU e uma é para auditores de carreira do tribunal. A terceira vaga é de livre indicação do presidente da República. (Foto: Pedro França/Agência Senado)