A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e a Secretaria de Estado de Administração (Sead) implantaram no início deste ano o e-protocolo, sistema que gerencia os documentos oficiais emitidos por todos os órgãos do Estado. Até o fim do mês, o sistema deverá estar completamente implantado.
Até agora, segundo o gerente de Domínio de Sistemas da Prodepa, Luzio Filho, 95% dos servidores que trabalham com documentos oficiais já foram treinados. A ferramenta é usada por chefes de gabinete, gerentes, secretárias e funcionários de protocolos. “O grande trunfo desse sistema é que os órgãos não precisam ter uma ligação direta com a Prodepa. Basta ter internet. Ou seja, um secretário de Estado pode ler um documento oficial da sua casa ou de qualquer outro lugar com internet e despachá-lo”, explicou.
O gerente explica que o fato de o e-protocolo estar ligado diretamente à internet faz com que o sistema ganhe maior disponibilidade e alcance. “A plataforma antiga restringia bastante a tramitação desses documentos entre os órgãos estaduais. Agora, nos poucos meses de implantação, já percebemos a mudança na agilidade”, afirmou Luzio Filho.
O sistema nasceu da parceria entre a Prodepa e a Sead, que é a Secretaria gestora do e-protocolo. A Prodepa é responsável pela execução do programa.




