O novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, deve chegar à cidade no próximo dia dois para uma visita de quatro dias. Em seguida, ele volta para Palmas, no Tocantins, e só retorna à capital paraense para a posse, marcada para o dia 25 de março. A indicação de dom Alberto foi anunciada no dia 30 de dezembro passado.
A informação foi confirmada ontem à noite, pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, que celebrou missa na Basílica Santuário de Nazaré em homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A médica morreu durante o terremoto que arrasou o Haiti na última semana.
Para dom Vicente Zico, Arns foi “um exemplo de dedicação, amor e zelo pela causa das crianças e dos idosos”. Segundo ele, a médica pediatra realizou um grande trabalho de fé, que teve como frutos duas pastorais importantes, a da Criança e a da Pessoa Idosa.
Dezenas de voluntários das duas pastorais no Pará fizeram questão de participar da homenagem. Entre eles, a economista Ana Celeste Torres. Segundo ela, Zilda Arns teve papel fundamental na sedimentação da Pastoral da Pessoa Idosa no Estado, a qual tem cinco anos de existência. “Esse era um trabalho não muito arraigado ainda aqui e ela esteve pessoalmente alavancando a Pastoral”.
Já a responsável pela Pastoral, irmã Maria do Carmo Dantas, disse que hoje, em todo o Estado, há cerca de 500 voluntários, que trabalham pelo bem da pessoa idosa. Segundo ela, Zilda Arns esteve em duas ocasiões em Belém para fortalecer o projeto, em 2007 e 2008, ocasião da última visita dela à capital do Pará. “Penso que a missa de hoje é, também, uma missão de gratidão, porque a dona Zilda Arns será sempre uma intercessora no céu, junto a Deus”. (Diário do Pará)




