Menos de 24 horas depois da cassação do prefeito e do vice, respectivamente, Bersajone Moura (PSB) e João Ailton Cândido Silva (PTB), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), o município de Novo Repartimento ganhou nova prefeita, Valmira Alves Lima (PR). Ela foi diplomada pela justiça local e empossada pela Câmara Municipal em menos de 40 minutos entre um ato e outro.
A coligação pela qual o prefeito e o vice concorreram em 2008 a reeleição é acusada de abuso de poder econômico e outras condutas vedadas pela legislação eleitoral. Bersajone e João Ailton foram absolvidos em primeira instância pelo juiz local, mas o Ministério Público recorreu ao TRE/PA e o relator da matéria, o jurista André Bassalo, acatou a denúncia, propondo a cassação, que foi acatada por unanimidade.
Um dos objetos da denúncia aponta que em 2008, durante carreata eleitoral, prefeito e vice utilizaram veículos de construtoras que prestam serviço para a Prefeitura Municipal, prática vedada pela legislação. Os acusados negam a denúncia, mas a corte eleitoral não aceitou a justificativa. Com votação unânime, a decisão de primeira instância foi reformada.
Novo governo
A notícia da cassação e de que o município teria um novo governante, deixou a população em alvoroço ao longo do dia de ontem. Por volta do meio dia um carro de som arregimentava populares para presenciarem a posse da nova prefeita no plenário da Câmara Municipal, o que se deu por volta das 15h30. Minutos antes ela fora diplomada no Cartório da 101ª Zona Eleitoral.
Logo em seguida, por telefone, Valmira Alves Lima concedia sua primeira entrevista como prefeita, a repórter do CORREIO DO TOCANTINS. Bem articulada, ela tentou demonstrar segurança, prometendo iniciar o trabalho por um levantamento da situação do município.
“Para mim foi emocionante (a notícia). Eu não esperava porque havia o processo, mas a Justiça é muito lenta. É difícil assumir num momento como esse, mas na medida do possível, com fé em Deus e na população, irei fazer um trabalho que possa agradar, algo com transparência”, prometeu.
A denúncia contra a coligação “Unidos pelo Progresso”, de Berajone, foi protocolada pela advogada Tatiana Alves de Lima, filha de Valmira, representando a coligação “Todos por Repartimento”. O novo vice-prefeito é Roberto Passos.
Valmira é casada com o ex-prefeito José Miranda Lima, que governou entre 1993 e 1996. Ela mesma também é ex-prefeita, tendo comandado o Executivo municipal em Novo Repartimento de 2001 a 2004. Em 2008 o município tinha 36.176 eleitores, sendo que Bersa teve 9.206 votos e Valmira 7.495.
O Jornal tentou, mas não conseguiu localizar Bersajone para comentar sobre a sua cassação. A assessoria jurídica dele, no entanto, confirmou que ingressará com recurso da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Enquanto isso, os advogados devem impetrar mandado de segurança para conseguir liminar que o reconduza ao cargo até o trânsito em julgado da ação. (Patrick Roberto – Correio do Tocantins)




