Keila Márcia Alves Pereira foi presa nesta sexta-feira (11) em Redenção, município do sul do Pará, acusada de aplicar golpes bancários em idosos. Ela responderá a inquérito pelo crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal) e, com base nos artigos 102 e 104 do Estatuto do Idoso, por apropriação ou desvio de rendimentos e retenção do cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida, respectivamente.
A prisão foi efetuada com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), em Redenção. Os delegados Lenildo Mendes e Lucio Flavio Filho iniciaram a “Operação Bengala” e conseguiram apurar indícios que comprometem a acusada.
“As investigações duraram cerca de uma semana e a prisão foi realizada minutos depois da expedição do mandado de prisão”, contou o delegado Lúcio Flávio Filho. Segundo o delegado Lenildo Mendes, a prisão foi realizada por ordem judicial. Não houve resistência e o caso será entregue à Justiça.
Denúncias
O Ministério Público local recebeu várias denúncias a respeito de uma mulher, supostamente agente comunitária de bairro, que estaria ludibriando idosos para aplicar golpes bancários.
Segundo as denúncias, a mulher se aproximava dos idosos e conseguia obter documentos e dados pessoais, que eram usados para obter empréstimos bancários em benefício próprio. Em alguns casos, disse o delegado Lúcio Flávio Filho, a mulher conseguia reter os cartões bancários de benefícios dos idosos e se apropriar do dinheiro das aposentadorias. (Aycha Nunes)




