Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Meteorologia prevê mais tempestades

Noticias Relacionadas

Mais quatro tempestades com a mesma intensidade ou maiores que a registrada na última terça-feira ainda devem ocorrer neste mês na Região Metropolitana de Belém (RMB). A previsão é do 2º Distrito de Meteorologia (2º Disme), que registrou rajadas de vento anteontem com a velocidade de 46 km/h. Os efeitos da chuva com fortes ventos e trovoadas eram visíveis ontem por todo o dia. Em alguns bairros da RMB, árvores permaneciam caídas no meio da rua, aguardando a ação das prefeituras, e faltou energia elétrica, o que, em algumas áreas, se prolongava desde a noite anterior.

O coordenador do 2º Disme, José Raimundo de Souza, explicou que a chuva foi provocada por uma formação de nuvens que começou no nordeste do Pará e deslocou-se para toda a área litorânea. Os municípios de Salinópolis, Bragança e os da Ilha do Marajó também foram atingidos pela tempestade.

Com o forte calor que estava na superfície da terra, houve uma convecção atmosférica (resultado da instabilidade meteorológica numa determinada massa de ar, que provém principalmente da diferença de temperatura em diferentes camada da atmosfera), formando nuvens de grande profundidade, com muitos cristais de gelo, que ao entrar em contato com as temperaturas elevadas, desenvolveram nuvens de chuva, que duraram de 60 a 120 minutos, explicou o meteorologista. ‘Mas a chuva se precipitou com maior intensidade durante 20 minutos. A descida da corrente veio mais pesada, empurrando o ar quente. As chuvas são curtas, mas acompanhadas de fortes trovoadas e rajadas de vento, provocando até minitornados’, afirmou. (O Liberal)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias