Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Lago de Tucuruí recebe equipamentos para manter e recuperar estradas

Noticias Relacionadas

Nesta quarta-feira (2), a governadora Ana Júlia Carepa participa, em Jacundá, da entrega de oito motoniveladoras a municípios da região do Lago de Tucuruí. A doação é fruto do convênio articulado pelo Estado, mas assinado entre a Eletronorte e as prefeituras. Esses equipamentos, que servem para manter e recuperar estradas, complementam os kits “Faz Estrada” já entregues pelo governo, beneficiando 345 mil habitantes dessa região.

As oito motoniveladoras foram adquiridas no Pregão Eletrônico nº 289/09 da Eletronorte, no valor total de R$ 16 milhões, que visa atender aos municípios à jusante e também à montante do rio Tocantins (contemplando mais 142 mil habitantes da região do Tocantins), dentro de uma pauta de diálogo do Estado com a União para o resgate da dívida social com os municípios afetados pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí.

O convênio contempla Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e também Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba com 10 pás carregadeiras, 10 retroescavadeiras, 19 caminhões basculantes e duas escavadeiras hidráulicas, além das 19 motoniveladoras a serem entregues.

Dessas 19 motoniveladoras previstas, serão entregues apenas as oito que já foram faturadas, das quais, uma foi enviada para Breu Branco e as demais para Jacundá, de onde serão distribuídas ao restante do Lago de Tucuruí. As demais motoniveladoras ainda estão sendo compradas pela empresa, encerrando o repasse das patrulhas mecanizadas pela Eletronorte. No final do convênio, cada município ficará com 5 equipamentos.

Dentro dos kits “Faz Estrada”, do programa Caminhos da Parceria, os municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Tucuruí já receberam, afora o convênio com a Eletronorte, uma motoniveladora e uma pá carregadeira, cada um, sendo que Novo Repartimento ficou com uma caçamba e um trator.

Confira o que está previsto no convênio da Eletronorte:

Novo Repartimento e Tucuruí – 2 motoniveladoras, 1 escavadeira hidráulica e 2 caminhões basculante (cada um)

Itupiranga, Nova Ipixuna, Goianésia, Jacundá e Breu Branco – 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 2 motoniveladoras e 1 caminhão basculante (cada um)

Baião, Cametá, Limoeiro, Mocajuba e Igarapé-Miri – 1 Pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 1 motoniveladora e 2 caminhões basculantes (para cada um)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias