O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) é um dos personagens de reportagem que a revista “Veja” desta semana publica sobre o projeto “Ficha Limpa”, aprovado na semana passada pelo Senado e que barra candidaturas de políticos que vierem a ser condenados por um órgão colegiado.
Intitulada “Golpes na impunidade”, a matéria publica fotos de políticos “fichas sujas”, que respondem a vários processos, mas continuam não apenas em liberdade, como se veem livres para disputar eleições seguidamente, mesmo agora, depois da aprovação do projeto. É o caso de Jader Barbalho.
A revista publica uma foto em que Jader aparece chegando algemado à cidade de Palmas, capital do Tocantins, quando foi preso no ano de 2002, logo depois de renunciar à presidência do Senado, sob suspeita de ter praticado atos de corrupção na Sudam.
No infográfico que acompanha a foto de Barbalho, sobressai em vermelho a indicação: “Impune com o texto da nova lei”, referência ao fato de que o projeto aprovado pelo Senado deverá alcançar apenas os políticos que vierem a ser condenados a partir da sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que ainda deverá ocorrer. (O Liberal)




