Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Inauguração do Complexo Viário traz boas expectativas à população

Noticias Relacionadas

Mais de dois milhões de moradores da Região Metropolitana de Belém vivem um momento de grandes mudanças com a inauguração pela governadora Ana Júlia Carepa do Complexo Viário Júlio Cezar e Elevado Daniel Berg, na avenida Júlio César com Pedro Alvarez Cabral, na manhã deste domingo, 16. A obra traz maior fluidez ao trânsito da Região Metropolitana de Belém e é apenas a primeira do projeto Ação Metrópole para a implantação de um Sistema Integrado de Transportes, beneficiando moradores de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará.

O casal Rosângela e Hélio Gomes, moradores do bairro do Telégrafo, foram conferir de perto a inauguração e estão ansiosos para ver o resultado da obra no tráfego da cidade que, segundo, eles, precisava de medidas urgentes. “É um caos. Muito acidente, a cada dia aumentando mais. Acho que agora vai melhorar o transporte e diminuir o tempo de viagem, tanto para carro quanto para ônibus”, diz a dona-de-casa. Ela se preocupa com os filhos, que chegam tarde da noite em casa em função dos congestionamentos, mas, com a mudança, está confiante nas melhorias.

“A expectativa é que realmente a obra seja benéfica para a população porque o trânsito de Belém está muito precário. O congestionamento diário é quilométrico e a perda de tempo é impressionante”, conta o funcionário público Laurivaldo Reis. Para ele, o Ação Metrópole vai permitir, em um futuro próximo, que a fluidez seja constante. “Esta obra é o marco do governo da doutora Ana Júlia”, parabeniza ele.

A cabeleireira Kátia Vaz vai além. Para ela, não só o trânsito irá melhorar, mas também a segurança dos motoristas. “A gente tinha que esperar esse sinal de quatro tempos e é perigoso ficar parado muito tempo por causa de assaltos. Agora não vai mais ser assim”, diz ela, lembrando do semáforo que foi eliminado com a construção do Complexo. Assim como esse, o governo pretende eliminar outros sinais em cruzamentos, que atrapalham o fluxo de veículos, à medida que as obras sejam concluídas.

Moradora do bairro do Bengui, dona Maria Odinéia Lameira está satisfeita com esta e outras ações do governo no Estado. “É uma grande obra. Em menos de quatro anos de trabalho, eu vejo que muita coisa está sendo feita. Teve governo que passou 12 anos aí e não fez nada”, afirma a dona-de-casa. Dona Odinéia é mãe de cinco filhos, dois deles beneficiados pelo Bolsa Trabalho, programa do governo que oferece capacitação a jovens para entrarem no mercado de trabalho. “É um orgulho ter um governo desse, que pensa nos jovens, que pensa em todos”, diz ela.

Homenagem

O evento de inauguração do Complexo Viário também contou com a presença da comunidade evangélica paraense. O novo elevado foi batizado de Daniel Berg em homenagem ao sueco de mesmo nome que foi pioneiro na evangelização da Amazônia e, em 1910, fundou a Assembleia de Deus no Brasil, hoje a maior igreja evangélica do país e uma das maiores do mundo. “Eu estou perplexo e muito feliz por ver uma obra gigantesca que vem homenageando o povo evangélico”, disse seu José Pereira da Silva, pastor da Assembléia de Deus do município de Capitão Poço. “A governadora acertou porque nunca uma autoridade pública teve a iniciativa de alcançar o povo evangélico dessa forma”, completou o pastor, satisfeito.

Lazer

Dentro do Complexo Júlio Cezar, a governadora Ana Júlia Carepa anunciou, ainda, a construção da Praça do Elevado, um espaço de 36 mil metros quadrados que contará com quadra esportiva, área recreativa, infocentro, unidade de Polícia Comunitária, anfiteatro, entre outros espaços para o lazer da população. Seu Miracir Brito, servente da construção civil, aprovou a iniciativa: “Isso aí vai ser uma melhora muito grande para as crianças, para as pessoas. A entrada da governadora melhorou 100% as coisas”, diz ele.

A festa de inauguração da primeira obra do Ação Metrópole se estende até o início da tarde com dezenas de atrações musicais e grupos folclóricos. A programação acontece no Aeroporto Júlio Cezar (Aeroclube), com entrada gratuita. (Jussara Kishi)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias