O governo do Pará inaugurou esta semana mais três Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os centros foram inaugurados nos municípios de São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Itupiranga, completando nove Cras já construídos com recursos do Governo Popular, através da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), e entregues aos municípios, totalmente equipados com computadores e móveis.
Os Cras dos municípios de São Domingos do Araguaia, Curionópolis e Abel Figueiredo também já estão prontos para ser inaugurados e o de Parauapebas está sendo concluído. Na inauguração, a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa Rodrigues, representou a governadora Ana Júlia Carepa. O evento também contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais de assistência social, crianças e adolescentes do programa Projovem Urbano, equipes dos Cras e das comunidades.
Os Cras estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. São equipamentos para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.




