Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Governo dá partida à implantação da segunda etapa do Ação Metrópole

Noticias Relacionadas

Técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) reuniram nesta quinta-feira, 3, com o governador Simão Jatene e representantes do governo do Estado, para discutir a segunda etapa do projeto Ação Metrópole, que corresponde a implantação do sistema integrado de transportes de Belém.

Ficou definido na reunião o financiamento da Jica no valor de 16,4 bilhões de Yens – e a vinda, em maio, de uma missão técnica com o objetivo de definir os procedimentos para os estudos de impacto ambiental e dar início aos procedimentos licitatórios das empresas que participarão do projeto.

O representante chefe da Agência, Katsuhiko Haga, ressaltou ao governador a importância de continuidade do projeto. “Estamos na última etapa para concretizar o Ação Metrópole. Há 20 anos a Jica aposta no projeto. Estamos aqui para reafirmar essa importância ao governador”, afirmou. O coordenador de Planejamento do Ação Metrópole, Paulo Ribeiro, disse que a partir desta visita acontecerão outras com procedimentos mais específicos, visando o andamento do processo para a implantação do sistema integrado de transporte.

Segundo ele, a primeira etapa do projeto, já concluída, incluiu o elevado da Júlio César com a Independência, da Júlio Cesar com a Pedro Álvares Cabral, a avenida Independência e a recuperação da Artur Bernardes. O coordenador Geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, César Meira, afirmou que entre as obras previstas para a segunda etapa está o prolongamento da avenida João Paulo II até o município de Marituba. “O objetivo é criar uma nova via de escoamento para desobstruir o gargalo existente no entroncamento”, frisou.

O governador Simão Jatene agradeceu a presença dos técnicos japoneses e a persistência deles na concretização do projeto. “Vocês são incansáveis. São 20 anos de luta, enfrentando vários governos e suas mudanças. Não só Belém, mas o Pará é devedor da Jica”, afirmou.

Jatene destacou que o Ação Metrópole tem prioridade excepcional para o governo do Estado. “Qualquer pessoa minimamente comprometida com o bem estar da população sabe a importância do projeto para o organização do sistema de transporte de Belém. Se não fizermos algo rápido a cidade vai parar”, afirmou, lembrando o crescimento da capital e dos municípios da região metropolitana. Particparam da reunião também, o secretário de Governo, Sérgio Leão; e o adjunto da Secretaria de Projetos Estratégicos, Davi Leal.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias