A Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) anunciou esta semana a abertura de licitação para contratação de empresa para execução de serviços para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), além do projeto básico para a construção do Porto de Marabá. A abertura será no dia 10 de fevereiro, às 10h, na sede da secretaria, no prédio do Centro Integrado de Governo.
O porto será construído à margem esquerda do rio Tocantins, na altura do quilômetro 14 da BR–230, na área de influência do parque industrial de Marabá, e deverá ocupar uma área estimada de 370 mil m², incluindo o pátio multimodal, que será integrado pela rodovia e, no futuro, deverá constar de um ramal ferroviário.
Com o investimento, a expectativa é intensificar o transporte hidroviário e tornar os produtos paraenses mais competitivos, uma vez que as cargas escoadas por esse modal custam U$ 23 a menos por tonelada em relação ao transporte rodoviário. O terminal se viabiliza com a conclusão das eclusas de Tucuruí, previstas para entrar em operação até agosto de 2010.
A primeira etapa do porto público de Marabá está estimada em R$ 76 milhões, valor já conveniado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e prevê a implantação de infraestrutura para entrada de insumos e escoamento de produtos. O terminal terá capacidade para receber cargas de granéis sólidos, minério e derivados e carga geral. (Diário do Pará)




