Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Governadora inaugura a Unidade de Neonatal, em Parauapebas

Noticias Relacionadas

A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI), do Hospital Municipal de Parauapebas. Com uma área de 99,15m², além da UCI (com 36m²), os novos espaços contam com uma sala de espera, onde ficam os familiares e amigos das mães e crianças que estão da UCI e ainda uma sala exclusiva para o acolhimento das mães das crianças internada.

“Esses espaços mostram que a nossa preocupação não são apenas com a construção e inauguração de prédios. Mostra que o Governo Popular também se preocupa com o lado humano, com a dor dessas mães que tiveram que ficar longe de seus filhos enquanto estão em tratamento. Esse é um Governo que se preocupa e cuida das pessoas”, disse Ana Júlia Carepa, durante a inauguração da UCI Neonatal, que conta com nove leitos, e está equipada com aparelho fotoestabilizadores, que mantém a temperatura do corpo do recém-nascido em um grau adequado; duas balanças eletrônicas de precisão, além de um aparelho móvel de raio-x, o que evita a manipulação e o deslocamento desnecessário dos bebês para fazerem os exames.

Com a inauguração em Parauapebas, a estrutura de UCIs Neonatais já é realidade em outros quatro municípios, que são: Ananindeua, Castanhal, Marituba e Bragança. E ainda serão inauguradas mais outras 4 UCIs, em um investimento de R$ 2.300 milhões de reais para as nove UCIs. “É um investimento alto, mas viável para o governo. Essas UCIs vão desafogar as UTIs neonatais, liberando leitos para os casos que são mais graves”, ressaltou governadora Ana Júlia Carepa.

A secretária de Saúde Pública, Silvia Comaru, agradeceu a governadora por acreditar e investir na saúde infantil e neonatal, pois, segundo ela, a atenção dada desde os primeiros dias de vida de uma criança são fundamentais para o crescimento de um jovem e adulto saudável.

Mas a governadora destacou que a atenção básica dos municípios precisa ser potencializada pelos gestores municipais, ponto corroborado pelo prefeito Darci Lérmen. Ana Júlia Carepa ainda informou que todos os municípios do Pará recebem recursos para investimentos em saúde, fundo a fundo, independente se há inadimplência do município com o Estado e, indistintamente da cor partidária do município. “Não vou prejudicar uma população porque escolheu um prefeito ou prefeita de um partido diferente do da governadora. Não é certo que o povo pague pelas diferenças políticas entre os gestores estaduais e municipais, por isso, invisto em todos os 144 municípios do Pará, sem olhar a coloração partidária dos políticos”, garantiu.

A governadora anunciou, durante seu discurso, a finalização das obras do Instituto Médico Legal (IML), de Parauapebas, atendendo ao pedido da população do município, que antes tinha que se deslocar para outros municípios, como Marabá, para realizar os exames de necropsia, o que implicava em custos, sem contar no desgaste emocional. “Em muitos casos, as famílias não conseguiam enterrar seus mortos, porque não tinham estrutura para trazer os corpos do IML de Marabá. E nós entendemos a importância que isso tem para todos”, disse Darci Lérmen. O IML de Parauapebas será inaugurado ainda no primeiro semestre de 2010.

O município ainda recebeu ambulância e moto de resgate, que chega a lugares que a ambulância não entra, sendo fundamental para um município característico pela existência de vicinais.

A governadora apontou que os investimentos para o município não são apenas na área da saúde. “Inaugurei o escritório da Emater e uma agência do Banpará, que tirou do isolamento funcionários públicos do Estado que, até então, tinham que receber seus vencimentos pelos Correios”, disse ela, destacando que a presença de um banco sempre movimenta a economia.

Falou ainda dos investimentos na área da segurança, que levou o serviço do Disque-Denúncia para a cidade. “Sabemos que o Disque-Denúncia já está tendo resultado. Ele ajuda a combater o crime organizado e tráfico de drogas, ajudando a manter um clima de paz”.

Participaram da solenidade de inauguração o prefeito de Parauapebas, Darci Lérmen; secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comaru; secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty; secretário de Estado de Integração Regional, André Farias; secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Rodrigues; Evaldo Benevides, secretário de Saúde de Parauapebas; Ana Paula Lamego, diretora do Hospital Municipal e, o deputado federal Zé Geraldo.

Em seguida, a governadora participou do encerramento da 1ª. Conferência Estadual da Defesa Civil – etapa Carajás e da solenidade de formatura de 20 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que serão lotados do 10º. Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Parauapebas. (Renata Costa Biondi)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias