Levar informação sobre as ações do Governo Popular diretamente para a população. Esse foi o objetivo que fez com que a governadora Ana Júlia Carepa fosse pessoalmente ao distrito de Icoaraci conversar com mototaxistas da Região Metropolitana de Belém na noite desta terça-feira, 20.
Com a presença de diversos secretários de governo, representantes de órgãos estaduais e algo em torno de 600 mototaxistas, a reunião no Clube Ibirapuera durou quase duas horas e serviu para expor como o governo estadual vem solucionando demandas nas áreas de saúde, segurança pública, geração de emprego, educação, trânsito e mobilidade, entre outras políticas públicas. A governadora adiantou que fará reuniões semelhantes nos bairros da região metropolitana e outros municípios.
Depois de ver uma apresentação sobre o programa Ação Metrópole – que fará a reestruturação do trânsito e transportes da região metropolitana- e de ouvir uma explanação da governadora com um balanço das ações em 2 anos e 10 meses de governo, os mototaxistas entregaram a ela um documento com as propostas discutidas durante o Encontro Nacional dos Mototaxistas, para a definição de normas e benefícios para a categoria após a regulamentação da profissão de motaxista e motofrete feita pelo presidente Lula em julho último.
Atendendo ao pedido feito pela categoria sobre a necessidade de apoio para aquisição de equipamentos e para a segurança dos trabalhadores, a governadora determinou, ao final da reunião, que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e o Detran, buscando também parceria com os agentes de trânsito da região metropolitana, busquem formas de identificar e diferenciar os mototaxistas de outros motoqueiros.
Ana Júlia Carepa indicou ainda ao Banpará, responsável pela gerência do programa de microcrédito estadual, o CredPará, que avalie formas de inserir uma linha de financiamento específica para os mototaxistas no programa.
Também declarou seu apoio à regulamentação. “O melhor é dar condições para que os mototaxistas trabalhem dignamente e de maneira legal. Por isso, no que pudermos fazer junto aos prefeitos para promover a regulamentação nos municípios, vamos fazer”, disse Ana Júlia Carepa, que defende a legalização da categoria desde que era senadora e que promulgou uma lei regulamentando a profissão no Pará ainda em 2007, antes mesmo da lei federal, além de ter criado o programa Pará Duas Rodas especialmente para atendê-los.
Ações – Entre as ações destacadas pela governadora na reunião, estão a contratação de 3.700 policiais militares depois de mais de dez anos sem concurso público, a aquisição de 800 novas viaturas, a reforma de 658 escolas e a construção de outras 25, além das 429 escolas que continuam em obras, a alfabetização de 172 mil pessoas após a implantação do Mova, a inclusão de 45 mil jovens no programa Bolsa Trabalho, com 15 mil deles já assimilados pelo mercado, e a reestruturação do atendimento à saúde, com o fortalecimento da saúde básica na ampliação das equipes de Saúde da Família, a ampliação da quantidade de leitos disponíveis pelo SUS, e a implantação do projeto Rios de Saúde, que leva atendimento médico e ações de cidadania para comunidades ribeirinhas e já atendeu a 70 mil pessoas.
Ana Júlia Carepa também destacou a reestruturação dos serviços de saúde neonatal. Falou sobre as modificações na Santa Casa de Misericórdia, encontrada sucateada e sem equipamentos, e que ganhou novas alas, como o novo centro obstétrico e o ambulatório de clínicas, além da construção da nova maternidade já em curso.
Mas destacou o trabalho em paralelo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) para capacitar os profissionais de saúde nos municípios para diminuir as situações de risco para mães e bebês, fortalecendo os programas pré-natais e também as condições de atendimento de média complexidade. “Estamos fazendo formação em 132 municípios, incluindo o Marajó, capacitando não só médicos, mas todos os profissionais de saúde, para melhorar a Saúde Básica e o Pré-Natal”.
Participaram da reunião os secretários estaduais de Saúde, Sílvia Cumaru; Segurança, Geraldo Araújo; Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa; de Trabalho, Emprego e Renda, Ivanise Gasparim; de Urbanismo e Desenvolvimento Urbano, Suely Oliveira; os secretários adjuntos de Educação, Alberto Leão, de Projetos Estratégicos, Leonardo Ferreira, e de Integração Regional, Humberto Cunha; o presidente do Banpará, Affonso Rodrigues Vianna Neto; o presidente da Associação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag), Pio X Sampaio Leite; o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro; além de representantes do Detran e Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e os vereadores Marquinhos e Adalberto Aguiar. (Aline Monteiro)




