Os dados divulgados esta semana pelo Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), em nível nacional, mostram que a falta do uso do cinto de segurança é a terceira infração mais cometida por veículos fora do estado de emplacamento. O Renainf é coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Dentro do Pará, no entanto, a falta do uso do cinto de segurança chama mais a atenção, pois essa infração, segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), vem sendo a mais frequente entre as irregularidades praticadas pelos condutores. Até outubro deste ano, segundo os dados do Detran, 34. 299 pessoas foram autuadas por deixar de usar o cinto. Entre os infratores, estão inclusos também, os passageiros – ou do banco do carona ou os que estavam atrás.
Em segundo lugar, aparece o não uso do capacete pelo condutor: 33.735 autuações e, em seguida, transitar com o excesso de velocidade – 31.060. O avanço do sinal vermelho (29.032) e dirigir utilizando o celular (21.998) aparecem, também, entre as infrações mais frequentes, segundo o levantamento do Detran.
Crescimento
A falta do uso do cinto de segurança sempre apareceu entre as infrações mais frequentes registradas no Pará. Mas, o excesso de velocidade vinha se mantendo em primeiro lugar até julho. No levantamento feito em agosto, o não uso do cinto de segurança já aparecia em primeiro lugar. Nesse período, os dados do Detran mostraram que havia o registro de 19.782 autuações em cima de condutores que foram flagrados sem o cinto de segurança.
De acordo com o coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente, muita gente pensa, ainda, que as autuações só ocorrem quando o condutor ou o carona do banco da frente não estão utilizando o cinto. Mas, como lembrou, as autuações podem ocorrer, também, em função do não uso do cinto de segurança pelos passageiros do banco de trás.
Segundo o Detran, quase 10 mil passageiros foram flagrados pelos agentes de fiscalização sem o cinto de segurança. Essa infração é de natureza grave, com o registro de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 127,69.
As 10 infrações mais comuns até outubro deste ano
Deixar de usar o cinto de segurança – 34. 299
Conduzir motocicleta sem o capacete – 33.735
Transitar com o excesso de velocidade – 31.060
Avançar o sinal vermelho – 29.032
Dirigir utilizando celular – 21.998
Conduzir moto com passag sem capacete – 15.811
Conduzir veículo sem licenciamento – 15.343
Desobedecer as ordens agente trânsito- 10.896
Estacionar sobre faixa de pedestre – 9.967
Dirigir sem CNH ou Permissão – 8.817




