Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 9, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Estado entrega incubadora e conclui cirurgias de catarata em Monte Alegre

Noticias Relacionadas

Neste domingo, 13, primeiro dia de atendimento do programa “Rios de Saúde” em Monte Alegre, a secretária de Estado de Saúde Pública, Sílvia Comaru fez a entrega de uma incubadora de transporte ao prefeito do município, Jardel Vasconcelos, no térreo do navio Pará, da Marinha, que estará no cais atendendo à população até esta quarta-feira, 16.

O equipamento ficará no hospital municipal de Monte Alegre, sob a responsabilidade da gestão da prefeitura e ajudará a transportar bebês prematuros nascidos na região para locais de tratamento em UTI neonatal credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A incubadora foi entregue a Jardel Vasconcelos e à vice-prefeita de Monte Alegre, Aldenora Coutinho, que juntos agradeceram pessoalmente a Sílvia Comaru pelo governo estadual ter enviado os servidores do programa “Rios de Saúde” para atender a demanda ainda muito reprimida do município.

“Essa ação tem que continuar e a governadora Ana Júlia não economiza esforços para que esse programa volte ao município sempre que precisar. Estamos cumprindo a promessa de vir a Monte Alegre para realizar o programa e entregando essa incubadora”, explicou, em discurso, a secretária de Estado de Saúde.

Catarata

Sílvia Comaru esteve também no município para acompanhar o último dos três dias de mutirão de cirurgias de catarata realizado no hospital municipal de Monte Alegre. Ao todo, 183 pacientes foram operados pelos oftalmologistas José Braga e Augusto Luz, que partiram de Belém a serviço da Secretaria de Saúde de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O mutirão foi uma ação programada pelo Estado ainda em maio, quando técnicos da Sespa foram a Prainha e Monte Alegre realizar a triagem de pacientes. Em caráter simultâneo, a Secretaria enviou equipamentos para Monte Alegre para serem utilizados nas cirurgias e a prefeitura preparou o centro cirúrgico do hospital municipal.

No total, 30 pacientes de Prainha e outros 153 residentes em Monte Alegre passaram pelas cirurgias realizadas nos dias 11, 12 e 13, numa ação conjunta entre Estado e prefeitura com a participação de 15 profissionais de saúde.

O médico José Braga esclarece que a quantidade de pessoas operadas em tão pouco tempo se deu graças à técnica da facoemulsificação, em que o procedimento cirúrgico não dura mais do que cinco minutos. Sendo assim, os pacientes eram operados num dia e 24 horas depois já podiam retornar ao médico para retirar o curativo.

A facoemulsificação tem sido a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata. Ela permite incisões bem pequenas, de 2 a 3 milímetros, e consiste na retirada do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, e posterior implante de uma lente intra-ocular.

A cirurgia, conforme explica José Braga, dispensa a necessidade de sutura e faz com que o paciente seja submetido à operação apenas com anestesia tópica, ou seja, em forma de colírio. A remoção do curativo é feita um dia depois e o paciente volta a enxergar melhor em cerca de um mês após a intervenção.

Pós operatório

No domingo, a sensação de alívio era geral para os pacientes operados no sábado, na maioria idosos com mais de 70 anos. Reunidos num auditório à espera dos dois médicos, eles ouviram alguns conselhos da secretária Sílvia Comaru sobre o pós operatório.

“Como a maioria é mulher, recomenda-se ficar distante pelo menos uma semana dos serviços domésticos, como cozinhar e estender roupa embaixo da luz intensa do sol”, explicou Sílvia, depois de noticiar que o programa “Rios de Saúde” estaria à disposição da população de Monte Alegre para dali a mais três dias.

“Essas cirurgias foram um esforço conjunto e uma preocupação intensa do governo do Estado em minimizar a demanda para Belém à procura desse tipo de procedimento. É muito bom saber que muitos vão poder voltar a enxergar com mais dignidade a partir desse nosso esforço. Esperamos continuar com essa ação aqui entre vocês nos próximos anos”, ressaltou a secretária.

Mãe da pequena Tarliane, de 3 anos, a dona-de-casa Maria Dolores Lima Ribeiro era só tranqüilidade após ver que a filha se viu livre de um corpo estranho retirado do olho esquerdo. “Era uma coceira nesse olho que não acabava mais. Tava vendo a hora dela ficar cega”, disse, emocionada.

Acometida de catarata congênita, Flávia Gomes, de 5 anos, era uma das poucas crianças que passaram pela cirurgia. A mãe, Maria Luiza da Silva, ressaltou a importância pelos estudos. “Agora sim ela vai poder ler, escrever à vontade. Graças a Deus essa operação tirou aquele ‘troço branco’ da vista dela”, explicou.

Outro mutirão de cirurgias está programado para acontecer em 100 pacientes que já passaram por triagem em Gurupá, último município a ser atendido no roteiro do programa “Rios de Saúde”.

Agenda

Em Monte Alegre, a rotina de atendimentos médicos e palestras continuará até o dia 16 a bordo do navio Pará, que está atracado no cais da cidade. As emissões de carteiras de identidade e de trabalho estão sendo realizadas na escola Orlando Costa, próximo à delegacia de polícia do município.

Depois disso o navio Pará parte para Terra Santa, onde atende de 18 a 20; Faro, de 21 a 23 e Gurupá, de 28 a 30 de junho. O retorno a Belém está marcado para o dia 2 de julho.

Em parceria com a tripulação da Marinha, participam dessa nona edição do “Rios de Saúde” servidores destacados pela Sespa, Lacen, Sejudh, Polícia Civil, Seduc, Sedes, Sepaq, Seir, Segov, Secom e Hospital Bettina Ferro. (Mozart Lira)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias