O Pará teve 14 municípios selecionados na primeira chamada para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e quadras escolares poliesportivas. Ambos integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A informação foi publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2010. Segundo informações do Ministério da Educação, a confirmação da seleção dos municípios dependerá ainda da apresentação dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração dos termos de compromisso, nos prazos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As creches de educação infantil servirão para ofertar vagas para crianças de 0 a 5 anos. De acordo com informações da apresentação do PAC 2, “o objetivo é reduzir o déficit de atendimento na faixa etária fundamental para a preparação do aprendizado e terá investimento total, em todo o País, de R$7,6 bilhões”.
O documento, no entanto, não especifica quanto em valor será destinado para cada Estado, pois essas informações só estarão disponíveis após a aprovação de cada um dos projetos já selecionados. Segundo a seleção, Santarém poderá receber nove novas creches, Ananindeua e São Félix do Xingu outras quatro cada um, Marabá duas e Altamira, Igarapé-Miri, Jacundá e Marituba uma cada. (O Liberal)




