Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Dia Mundial sem Tabaco tem ações no Estado

Noticias Relacionadas

Com o tema “Mulher e tabaco não combinam”, uma programação educativa marcou, nesta segunda-feira, 31, o Dia Mundial Sem Tabaco, na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento foi organizado pela Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, este ano, elegeu como enfoque específico o tabagismo feminino.

O objetivo da OMS foi fazer um alerta sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para alcançar as mulheres e sobre os males que o cigarro causa à saúde da população e ao meio ambiente.

Voltada para a comunidade e para os servidores da Sespa, a programação ofereceu serviços de avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, exame de glicemia e distribuição de material educativo.

Para animar o ambiente, também houve apresentação dos corais “Vozes da Saúde”, da Sespa, e “Tamba-Tajá”, dos Correios, do Grupo de Teatro Monturo, do cantor Laury Garcia e sorteio de brindes.

Os ex-fumantes tiveram atenção especial e puderam participar de um concurso de frases com as palavras “tabaco” e “mulher”, sendo premiados os três primeiros colocados. Um brinde oferecido por Fábio Presentes também foi sorteado entre os ex-fumantes. O agraciado foi o servidor público e ex-fumante Wagner Leão, de 35 anos. Ele contou que deixou de fumar em 2001, com tratamento a laser. Vontade de fumar ele ainda sente, por isso vive uma luta diária, mas sua vida está muito melhor. E festeja o resultado dizendo que “até consegui uma noiva!”.

O também servidor público e ex-fumante, Maurício da Cruz Rocha, de 58 anos, disse que fumou por mais de 20 anos e parou por vontade própria, sem a ajuda de terceiros. “Minha vida mudou 100%, principalmente em relação à saúde”, comemora a vitória, depois de ter sido vítima de várias doenças pulmonares causadas por cigarro.

Segundo a coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, Raquel dos Anjos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, 13,5% da população paraense acima de 18 anos é fumante, índice que sobe para 17,8% na população acima de 15 anos, uma situação preocupante que aponta que as pessoas estão começando a fumar cada vez mais cedo.

A OMS afirma que o tabagismo vem crescendo entre o sexo feminino e as últimas pesquisas indicam que as fumantes têm risco elevado de desenvolver vários tipos de câncer, como câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e útero, além de elevar o risco de infertilidade. As mulheres fumantes também correm risco dobrado de desenvolver doenças cardíacas e tem dez vezes mais probabilidade de morrer de bronquite crônica ou enfisema pulmonar. A estimativa do Inca é que 9.830 mulheres tenham câncer de pulmão no Brasil em 2010.

A programação foi encerrada com um lanche para todos os participantes. O evento ocorreu em parceria com diversas instituições e empresas, como 1ª Regional de Saúde da Sespa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Laboratório Glaxo, Yes Cosmético, Grupo Líder, Grupo Y. Yamada, Hospital Adventista de Belém, Ótica Diniz, AHM Fraiha e Fábio Presentes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de serviços especializados para quem deseja parar de fumar. Em Belém, há o Centro de Tratamento do Fumante, que funciona na Unidade de Referência Especializada da Presidente Vargas. O interessado pode ir encaminhado por uma unidade de saúde ou diretamente, que será atendido.

Serviço

O Centro de Tratamento do Fumante funciona na Unidade de Referência Especializada da Presidente Vargas (avenida Presidente Vargas, 513, entre Aristides Lobo e Oswaldo Cruz). Informações: (91) 3242 5645. (Roberta Vilanova)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias