Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pará cria Comissão da Verdade para investigar violações durante ditadura

Noticias Relacionadas

Os membros da Comissão Estadual da Verdade participam nesta terça-feira (2) de um seminário aberto ao público em Belém em que serão abordadas questões relacionadas à ditadura militar na Amazônia. O evento será no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 8h às 13h.

A Comissão da Verdade no Pará foi lançada na última segunda-feira (1º) e irá investigar casos de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres envolvendo paraenses ou pessoas que moravam no estado no período da ditadura militar.

As instituições envolvidas terão até dois anos para conclusão dos trabalhos, que poderão ser prorrogados até a extinção da Comissão Nacional da Verdade.

Segundo o Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, desde 2009, cerca de 50 milhões de documentos arquivados pelo Conselho Nacional mostram que em torno de 150 políticos estão desaparecidos desde o período do regime militar e, possivelmente, metade dos desaparecimentos pode ter ocorrido no Pará.

A Comissão é formada por representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Arquivo Público Estadual, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), Comitê Paraense pela Verdade, Memória e Justiça, Conselho Regional de Psicologia-PA/AP e Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor). (G1 PA).

 

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias