Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Cosanpa normaliza abastecimento de água em Marabá

Noticias Relacionadas

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já colocou em operação o sistema de abastecimento de água desde às 06h desta quarta-feira, 12. O sistema havia sido desligado para garantir segurança às obras técnicas realizadas na unidade de distribuição de água da Folha 29, a qual abastece dois reservatórios com capacidade para 2 mil metros cúbicos cada um, sendo ainda responsável pela demanda dos núcleos da Nova Marabá e Cidade Nova. A previsão dos técnicos da Cosanpa é que até o final desta quarta-feira o abastecimento de água seja normalizado em toda a cidade.

O sistema foi desligado no último sábado, 8, seguindo o calendário normal de interrupções programadas para a realização dos serviços de interligação do antigo ao novo complexo de fornecimento de água, que deverá ser inaugurado em junho próximo. Mas, durante a operação, os técnicos detectaram um grande vazamento na tubulação da rede-tronco da Folha 29, localizada a dois metros de profundidade e cercada de galerias de águas pluviais.

Precaução

Segundo o engenheiro Edgleuberson Guimarães, havia risco de acidente. “A unidade é o ponto de maior pressão da água. A tubulação poderia romper e liberar uma coluna d’água de até 50 metros de altura. Não poderíamos expor ninguém a esse risco”, explicou. O trânsito ao redor da unidade também foi reduzido para garantir mais segurança a operários, motoristas e moradores. “Apesar dos transtornos, a unidade de abastecimento já está interligada ao novo sistema de tratamento e abastecimento”, completou ele.

A unidade de abastecimento de água da Folha 29, no núcleo da Nova Marabá, é fundamental para o fornecimento de água. Segundo o engenheiro Guimarães, quando todo o sistema estiver operando os núcleos da Cidade Nova e Nova Marabá dificilmente terão problemas de falta d’água. As falhas ocorridas na rede-tronco da unidade estão sendo resolvidas e devem ficar prontas em dois dias.

Segundo o cronograma da Cosanpa, o sistema deverá ser desligado novamente no próximo dia 23 (domingo), para a última parada técnica destinada aos serviços de interligação das Folhas 32 e 33, e parte da área localizada próximo à ponte sobre o Rio Itacaiúnas, à nova Estação de Tratamento de Água (ETA). “Pedimos desculpas aos moradores pelos transtornos. Sabemos que a falta de água implica em muitos prejuízos, mas é importante dizer que a Cosanpa está trabalhando dia e noite para finalizar a obra, que com certeza trará mais benefícios e qualidade de vida para todos”, disse o engenheiro Guimarães.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias