Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Chuva atrasa saída de ocupantes do Incra em Paragominas

Noticias Relacionadas

As fortes chuvas na região sudeste do Estado dificultam a saída das famílias que ocupam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Paragominas, há cerca de 20 dias.

O prazo para a mudança total dos manifestantes seria a segunda-feira, 28, mas o mau tempo atrasou esse prazo. ‘Já tem caminhões e ônibus para transportá-los. As famílias já começaram a sair, mas as chuvas estão atrapalhando’, disse Arisitides Ganzer, chefe do instituto no município.

Ainda segundo ele, a situação está controlada. ‘Acredito que até amanhã, todos deve ter sido remanejados’, afirmou. As famílias seguem para o acampamento PA-União, próximo ao município de Ipixuna do Pará, onde devem ficar até o Incra concluir o processo de assentamento dos trabalhadores rurais.

Segundo Ganzer, a área concedida às famílias possui 150 hectares, o equivalente à 1.500 quilômetros quadrados. ‘Será um grande pedaço de terra para cada família, já que, em média, observamos a existência de quatro pessoas por família aqui’.

A ocupação no terreno do Incra aconteceu depois que as famílias foram retiradas da fazenda Bel Minas, por causa de um mandado de reintegração de posse. No dia 7 de dezembro, cerca de 150 famílias acamparam em frente à sede. No dia seguinte, eles entraram no instituto e montaram acampamento no local. (Portal ORM)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias