O carnaval da cidade de Marabá, região do Carajás, promete muita animação. Cerca de 100 mil pessoas devem cair na folia de Momo durante quatro dias de programação oficial organizada pela prefeitura local, com apoio do governo do Pará. A programação oficial inicia no sábado (13), mas um arrastão cultural deve animar a cidade a partir de sexta-feira (12), percorrendo a orla do rio Tocantins. Mais de 200 homens das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá, vão trabalhar na segurança do evento.
Com o tema “Venha cair na folia da paz”, o carnaval de Marabá terá a participação de 40 blocos de animação, que desfilarão pela orla da cidade. Haverá também programação nos núcleos Morada Nova, São Félix II, Liberdade e Folha 28 da Nova Marabá. Segundo o secretário municipal de Cultura, Melquíades Justiniano da Silva, coordenador da programação, a descentralização do evento vai ajudar na manutenção da segurança e gerar renda para as comunidades locais. “A descentralização foi ideia da própria comunidade, que gosta de brincar o carnaval próximo de casa e da família”, disse.
A descentralização, no entanto, não implicou em diferenças. De acordo com o secretário, a qualidade da logística de palco, bandas de música e animação será a mesma para todos os cinco pontos de programação, que não conta com concurso e nem premiações especiais para os blocos. “Queremos retomar um carnaval mais luxuoso em 2011, com o resgate da participação das escolas de samba e agremiações de menor porte”, explicou.
Para quem ficar na cidade, o que não vai faltar é festa. A folia de Momo começará nesta sexta-feira, 12, com arrastão pela orla da cidade. No sábado, 13, a abertura oficial do carnaval 2010 vai contar com as participações especiais do rei Momo, da rainha gay e do mascote do carnaval. Em seguida, desfilarão pela orla os blocos de animação: Xodó da Mamavó, Tradição do Maneco, Carro de Mão, Vô num vô e a Diretoria, seguindo a festa com baile popular.
Segurança – O carnaval de Marabá também ganhou atenção especial da operação Folia da Paz, desenvolvida pela Polícia Militar do Pará, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Pará e Hemopa, no período de 13 a 17 deste mês. De acordo com o delegado Miguel Cunha, diretor de polícia do interior do Estado, as cidades de Marabá e Conceição do Araguaia ganharam atenção especial pelo grande fluxo de público nas ruas e bailes.
Na cidade de Marabá, o esquema de segurança, segundo o delegado, vai contar com uma central de atendimento de urgência localizada na velha Marabá, além de reforço nas delegacias da Nova Marabá e Cidade Nova. Homens do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá vão ajudar na fiscalização de veículos e uso de bebida alcoólica ao volante.
O delegado sugere aos foliões que não portem objetos de valor, como relógios, cordões e celulares. “Nada que chame a atenção dos ladrões, que se aproveitam da concentração para agir”, explica. E para quem vai deixar a cidade, a dica é avisar os vizinhos ou parentes sobre a saída e o tempo em que o dono do imóvel ficará ausente. “É sempre bom fazer essa recomendação”, avisa do delegado. “Qualquer atitude suspeita, pode acionar a polícia pelo telefone 190, de Marabá”, completa.
Outras duas operações, “Cadê seu filho?”, de combate à exploração sexual infantil, e da DPA (Departamento de Polícia Administrativa), vão estar em andamento durante o carnaval 2010 em Marabá. Segundo o delegado Miguel Cunha, a meta é fiscalizar bares e casas de shows, conferindo licença de funcionamento, além da presença de adolescentes, consumo de bebida alcoólica e exploração sexual infantil.
Com o reforço na segurança, o delegado Miguel Cunha espera ter um carnaval tranquilo em Marabá. “O governo do Estado está fazendo sua parte, mas a população tem que ajudar evitando os excessos. Esperamos repetir a boa atuação da polícia registrada ano passado, quando vivenciamos um carnaval sem maiores problemas”. (Selma Amaral)




