Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Cacau orgânico da Transamazônica é matéria prima de linha de sabonetes

Noticias Relacionadas

A indústria de cosméticos Natura lançou nesta terça-feira, 25, no município de Altamira, região do Xingu, uma linha de sabonete exclusiva, feita com o cacau orgânico produzido na área de influência da rodovia Transamazônica. O produto foi lançado no Centro de Referência de Orgânicos e reuniu cerca de 60 produtores da região, que integram as sete cooperativas de produtos orgânicos da Transamazônica.

Darcírio Wronski, proprietário de uma área de produção de cacau orgânico no município de em Medicilândia, certificado como um dos melhores em aroma no mundo, disse que a negociação com a empresa de cosméticos começou em 2008, quando representantes da Natura visitaram o município. “De lá para cá a comercialização melhorou muito. Este ano estamos vendendo 100 toneladas de cacau orgânico só para a Natura”, informou Wrosnki.

É da Transamazônica também uma das melhores amêndoas de cacau produzidas no planeta, considerando padrão, aroma, tamanho e peso. O cacau da região possui 23% a mais de manteiga do que o produzido nas demais regiões do país.

História

Os sabonetes produzidos com o cacau da Transamazônica trazem nas embalagens um pouco da história de cada uma das famílias, que migraram para a região na década de 70 do século XX e se dedicaram à lavoura cacaueira.

O cacau orgânico da Transamazônica também já é matéria prima para uma fábrica de chocolates na Europa. No ano passado, a Zoother Chocolateira lançou um chocolate de alto padrão com a amêndoa regional.

Os produtores contam com o fomento e o apoio técnico oferecidos pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e da Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). (Iolanda Lopes)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias