Desde a última quinta-feira, os moradores do Umarizal e outros bairros do centro de Belém têm sido surpreendidos, constantemente, com um barulho nada agradável e que as vezes chega a assustar: o das turbinas de aviões. Por causa da manutenção em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Belém, a rota de pouso e decolagem mudou. As aeronaves, que antes passavam pela baía do Guajará, agora sobrevoam o centro da cidade, passando bem próximo dos prédios. A mudança preocupou os moradores dessas áreas, principalmente quem mora no alto nos edifícios. “Está passando muito mais avião, bem por cima do meu prédio”, conta o médico Murilo Almeida, de 34 anos, que vive na Domingos Marreiros, entre 14 de março e Alcindo Cacela. “Você acaba ficando com medo, por mais que o risco seja pequeno, de acontecer um acidente”, continua.
Murilo Almeida explica que a área sempre foi rota alternativa de aviões. “Antigamente, passava uma vez ou outra. Agora, é de dia e de noite”, diz o médico, que teme o pior. “A outra rota, por cima do rio, é muito mais segura. Se acontecer algum problema aqui, além dos passageiros, tem também o risco para os moradores”, observa Murilo. Além disso, ele reclama do incomodo que a mudança tem provocado. “Quando você está vendo televisão e passa um avião pode aumentar o volume que não ouve nada na TV. Eu não cheguei a procurar a Infraero porque eu acho que eles estão fazendo isso apenas por um tempo”, acredita.
A estudante Roberta Nobre, de 19 anos, que mora no 10º andar de um prédio localizado na Antônio Barreto, conta que também se surpreendeu com a proximidade da aeronave. “Ontem eu escutei um avião passando e até comentei que estava bem pertinho. Assustou um pouco, porque a gente nunca tinha visto”, afirma.
Tranquilidade
De acordo com o superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Samuel Lima Sales, não há motivos para preocupação. “As pessoas devem ficar tranquilas porque está tudo dentro da normalidade”, afirmou. Ele explica que está sendo realizado o recapeamento de 600 metros da 06/24, uma das duas pistas do aeroporto. As obras começaram no dia 13 e devem ser concluídas no dias 27. “Se São Pedro ajudar”, brincou o superintendente.
A pista em manutenção possui 2,8 quilômetros de extensão e é responsável por 97% dos pousos e decolagens, que foram transferidos, temporariamente, para a segunda pista, a 02/20, com 1,8 quilômetro de extensão – maior que a de Congonhas, em São Paulo, com 1,6 quilôemetro. Por isso a rota mudou. O aeroporto de Belém tem, diariamente, 80 pousos e decolagens e todo esse movimento está sendo feito pelo centro da cidade. “É uma operação totalmente segura. O que muda é só a rota. Antes, os aviões vinham pela a baía”, diz Samuel Sales.
Segundo Samuel Sales, a Infraero realiza reformas periódicas no aeroporto e uma mudança desse tipo teve que ser realizada no mesmo período do ano passado. “Essa obra é muito importante para a segurança operacional”, concluiu. (O Liberal)




