Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Asdrubal cobra prioridade para o porto de Marabá

Noticias Relacionadas

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, esteve reunida com os parlamentares das bancadas do Norte e do Nordeste em café da manhã realizado nesta quarta-feira (14), para tratar da liberação de suas emendas, inclusive, das inscritas em restos a pagar. O deputado Asdrubal Bentes (PMDB), em sua fala, aproveitou para protestar contra os cortes do governo aos recursos destinados à Hidrovia Araguaia/Tocantins, sobretudo ao porto público de Marabá.

A reunião ocorreu em clima de cordialidade e a ministra ouviu os pleitos e reclamos dos parlamentares.

 “Desde que chequei ao Congresso, em 1987, ouvi falar nas eclusas de Tucuruí e na hidrovia Araguaia/Tocantins. Felizmente, o presidente Lula concluiu as eclusas. Eis que fomos surpreendidos com o corte dos recursos para a hidrovia e para o Porto de Marabá, estes por mim indicados, aprovados pela bancada e, ambas as obras incluídas no PAC. Para que servirão as eclusas, senhora ministra, se não temos o derrocamento onde se fizer necessário?”, indagou o deputado, salientando que a hidrovia permitirá o transporte da produção a um custo menor que o ferroviário e o rodoviário.

Concluindo, o parlamentar solicitou, em nome da amizade que convalidaram durante a CPMI dos Correios, que transmitisse à presidente Dilma o apelo dos paraenses para que repense o corte determinado e volte a incluí-las no PAC.

DNIT

Dando continuidade a sua agenda na manhã de ontem, o deputado Asdrubal Bentes participou, juntamente com a bancada do Pará, de reunião com o novo diretor-geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, para tratar do asfaltamento da Transamazônica e das obras de duplicação da rodovia na área urbana de Marabá. Com relação ao asfaltamento da Transamazônica no sentido oeste do Estado, o diretor, depois de ouvir os parlamentares e os prefeitos da região, solicitou um prazo de 30 dias para uma resposta definitiva, tendo em vista que assumiu o DNIT há cerca de oito dias.

No que tange aos problemas da duplicação em Marabá, depois de ouvir o deputado Asdrubal, o prefeito Maurino Magalhães e o secretário de Obras do município, Lucídio Collineti, ficou ajustado que sexta-feira lhes seriam entregues as planilhas e demais dados técnicos e a solução seria imediata, já que não importam em aumento de despesas.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias