A governadora Ana Júlia Carepa entregou cinco equipamentos que ajudarão na recuperação, manutenção e abertura de estradas, vicinais e ramais do município de Curuçá, na região de integração do Caeté.
Recebida calorosamente pela população de Curuçá, no campo do Curuçá Sport Clube, a governadora seguiu a pé pela rua Paes de Carvalho até chegar no Bosque do Centenário, onde entregou as chaves das patrulhas mecanizadas ao prefeito Fernando Cruz que assinou um termo de cimpromisso de administrar e fazer manutenção dos equipamentos entregues pelo Estado ao município.
Das 503 máquinas compradas pelo Governo Popular ,via empréstimo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Curuçá foi contemplada com duas caçambas, uma pá carregadeira, uma patrol e um trator de pneu.
Ana Júlia prestigiou a apresentação dos alunos das bandas de música Lauro Sodré e Luciano Souza que tocaram o ‘Parabéns’ em homenagem aos 115 anos de emancipação política do município, comemorados nessa sexta-feira, momento lembrado pela governadora em seu discurso.
“Às vezes os prefeitos até tinham empenho, mas o desenvolvimento do município era barrado pelos interesses do governo estadual”, disse o deputado federal Paulo Rocha, que junto com o deputado federal Beto Faro acompanhou a governadora na agenda.
Durante sua fala, a governadora Ana Júlia convidou o prefeito de Terra Alta para anunciar que o município foi contemplado com uma patrol, além dos equipamentos já recebidos na semana passada, quando a governadora esteve no município.
Ana Júlia ainda anunciou as obras de reforma e recuperação na escola Gonçalo Ferreira e contabilizou os investimentos feitos na educação e funcionalismo público, como o repasse do benefício do auxílio alimentação para os 80 mil servidores estaduais, o que antes acontecia só para 10 mil servidores. “Obrigado pelo IFPA porque agora poderemos iniciar os três primeiros cursos profissionalizantes em Curuçá”, comemorou o prefeito Fernando Cruz, ao anunciar que 77 alunos de Curuçá foram aprovados nos últimos vestibulares de 2010.
Fernando Cruz, acompanhado dos secretários municipais de agricultura, assistência social e do vice-prefeito, recebeu entusiasmasdo a notícia de que dentro em breve Curuçá estará interligada à internet através do programa NavegaPará. “O filho do trabalhador, do pescador e do trabalhador rural não tinha chance de acessar à internet ou a cursos de informática. E nós fizemos isso acontecer”, disse a governadora. “Estamos dando oportunidade a quem não tinha. Agora os jovens tem a chance de estar com as mãos no teclado de um computador ao invés de estar com as armas do crime”, lembrou a governadora ao destacar que o NavegaPará é o maior programa de inclusão digital e social do país.
Aos secretários de estado de Agricultura, Cássio Pereira, e de Integração Regional, André Farias; ao presidente da Emater; e aos deputados estaduais Carlos Bordalo, Waldir Ganzer e Miriquinho Batista, a governadora anunciou o repasse de 2 toneladas e meia de sementes de feijão caupi para fomentar a agricultura familiar na região. (Renata Biondi)




