Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Abril fecha com saldo positivo de quase 3 mil novos empregos

Noticias Relacionadas

O Pará fechou o mês de abril com um saldo positivo de 2.994 empregos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no último mês, o estado acumulou 22.490 admissões contra 19.496 desligamentos, um crescimento de 0,52% em relação ao mês anterior. Os setores de serviços e construção civil foram os que mais contribuíram para este resultado.

No comparativo com 2009, o estado mostrou que vem conseguindo afastar os efeitos da crise que assolou o cenário econômico mundial. Nos últimos doze meses, por exemplo, o Pará expandiu 5,61% o número de carteiras assinadas, o equivalente a 30.809 postos de trabalho. O que de acordo com o levantamento, em termos absolutos, foi o melhor resultado da região norte.

E se em abril de 2009, o saldo de empregos no Pará fechou em 2.143 postos de trabalho, em abril de 2010, houve um avanço para 2.994 empregos. No primeiro quadrimestre deste ano, o estado já acumula um saldo de 9.627 empregos e um crescimento de 1,69% em relação ao mesmo período do ano passado.

Este novo panorama econômico vem sendo marcado pela maior dinâmica das atividades produtivas, especialmente, o setor da indústria, sobretudo a extrativa mineral e de serviços industriais de utilidade pública, reproduzindo impactos positivos sobre o mercado de trabalho. O primeiro com um saldo positivo de 325 novos empregos (2,63%) e o segundo com a expansão de 104 novos postos de trabalho (1,27%).

Em termos absolutos, porém, as atividades que mais se destacam são a de serviços (com saldo de 1088 empregos e um crescimento de 0,55%) e a construção civil (responsável pelo saldo de 944 empregos e um incremento de 1,67%). A indústria da transformação também fechou em alta de 0,18% e um saldo de 161 novos postos.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro, as perspectivas para os próximos meses permitem um elevado grau de otimismo, em virtude do bom desempenho assinalado pelos indicadores econômicos, mas também em relação aos novos projetos que estão sendo implantados no estado. A exemplo do programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo, no município de Tomé-Açu, e da siderúrgica, em Marabá.

Na região Norte, em abril, a retomada da economia proporcionou a criação de 9.814 empregos formais, dos quais o Pará foi responsável por 30,51%. Este é o segundo melhor desempenho da região. Neste caso, o estado só perde para Rondônia que respondeu por 34,70% deste crescimento.

Paralelamente, a Região Metropolitana de Belém contribuiu com aproximadamente 54,91% do saldo de emprego no último mês no Pará. Ou seja, foram 1.644 empregos a mais, dos quais contribuíram positivamente os setores da construção civil e serviços.

Dentre os municípios pesquisados que apresentaram melhor saldo no estado do Pará no mês de abril de 2010 foram: Belém, Castanhal e Ananindeua, com saldos de 1.201, 247 e 244 empregos, respectivamente. Os menores resultados foram situados em Santana do Araguaia, com saldo negativo de -91, seguido de Tailândia, com -91 e São Felix do Xingu -47 postos.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias