Na tarde desta terça-feira, 5, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou uma pequena caixa de papelão contendo em seu interior dois animais silvestres (dois Dendrocygna autumnalis, vulgarmente conhecido como Marreca-Cabocla), sendo transportada em uma caminhonete na rodovia BR-226, em Palmeiras do Tocantins, no Bico do Papagaio.
A caixa não possuía nenhum tipo de ventilação e se encontrava suja e com forte odor devido aos animais defecarem no local, ademais, os animais apresentavam mobilidade muito reduzida, com visíveis sinais de maus tratos.
O passageiro do veículo, um homem de 42 anos, assumiu a responsabilidade pelo transporte dos animais.
A equipe de Polícia Militar Ambiental de Aguiarnópolis, acionada pela PRF, efetuou a lavratura de um Auto de Infração Ambiental e um Termo de Apreensão Ambiental dos animais.
Diante do flagrante, o homem foi enquadrado os seguintes delitos prescritos no art. 32, lei 9605/98 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais e art. 29, também da Lei de Crimes Ambientais – Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, sendo lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência.




