- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 21 / dezembro / 2024

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PALESTINA DO PARÁ: Município celebra 33 anos de emancipação política nesta sexta-feira

Mais Lidas

Nesta sexta-feira, 13, o município de Palestina do Pará comemora 33 anos de emancipação política, marcando uma trajetória de superação desde sua criação oficial em 1991.

Localizado na região de Carajás, no Estado do Pará, às margens do rio Araguaia, Palestina nasceu de um processo de mobilização popular que reflete a determinação de sua comunidade. A história da emancipação começou em 4 de março de 1990, quando vereadores, com o apoio da então prefeita de Brejo Grande do Araguaia, Maria Alves dos Santos, encaminharam o processo de emancipação respaldado por um abaixo-assinado com 104 assinaturas de moradores locais.

A Lei nº 5.689, publicada no Diário Oficial nº 27.122 em 20 de dezembro de 1991, oficializou a criação do município, desmembrado do território de Brejo Grande do Araguaia. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993, quando o primeiro prefeito eleito, Raimundo Pereira Barbosa, assumiu a gestão municipal.

O processo de emancipação seguiu rigorosamente os requisitos constitucionais, baseando-se no artigo 18, parágrafo 4º da Constituição Federal de 1983, além de atender às normas da Constituição Estadual e da Lei Complementar nº 001/90.

Hoje, os 7.086 palestinenses que moram no município, celebram mais um ano de história, orgulhosos de sua origem e comprometidos com o desenvolvimento de sua jovem municipalidade, que continua escrevendo sua trajetória às margens do majestoso rio Araguaia.

O município, que tem como gentílico “palestinense”, segue como um importante ponto da geografia paraense, representando a força e a resiliência de sua gente.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade

Últimas Notícias