Muitos pais que moram em Belém estão tendo dificuldade para conseguir fazer a pré matrícula dos filhos na rede estadual de ensino. Eles reclamam do congestionamento no site e no telefone disponível para o serviço.
A professora Eliete Ferreira, mãe de dois filhos que estudavam na rede municipal de ensino, pretende fazer a matrícula deles na rede estadual, mas está com dificuldades. Ela conta que passou a noite na casa do irmão, tentando garantir a vaga dos filhos pela internet, mas não conseguiu. Ligando do celular, só há uma mensagem informando que “o número discado não pode ser acessado por telefone móvel”. “Eu estou realmente muito preocupada, porque se eu for atrás de escola eles vão dizer que é só através de internet. E se chegar no dia e não tiver a escola que eu quero? É complicado. A escola que eu quero é perto de casa, e se não tiver mais vaga? Eu vou ter que deslocar meus filhos pra uma escola mais longe?”, argumenta.
A pré matrícula para novos alunos que querem ingressar na rede estadual de ensino em 2013 começou na última segunda-feira (7), e só pode ser feita pelo telefone ou pela internet. De acordo com a Secretaria de Educação do Pará (Seduc), a grande procura pode ter causado alguns problemas como os congestionamentos no sistema.
Pais e estudantes tem até o próximo dia 3 de fevereiro para fazer a pré matrícula. Pelo telefone o atendimento é feito das 8h às 18h. Pela internet, é 24 horas. É necessário informar dados como nome completo do aluno, data de nascimento, nome da mãe e o CEP. Só no primeiro dia de pré matrícula, segundo a Seduc, 6 mil cadastros já foram feitos.
O artesão Marivaldo Sena continua tentando conseguir uma vaga para o filho pela internet. Desde segunda-feira (7) ele passa horas no computador de casa. Quando conseguiu chegar à página do site que permite selecionar a escola, veio a surpresa: não tinha mais vaga no colégio desejado. “Os colégios que ficaram, não tem condições. Dois são muito distantes da minha casa e o mais perto, que está disponível também, não tem estrutura nenhuma. Eu estou preocupado porque a gente paga IPTU, paga todos os tipos de impostos, e agora, em uma hora dessas que nós precisamos, nós não temos qualquer tipo de apoio”, lamenta.
A Seduc garante que os dois serviços disponibilizados para pré matrícula estão funcionando normalmente. Os alunos que não conseguirem realizar a pré matrícula até o dia 3 de fevereiro terão uma nova chance de fazer o cadastro, indo diretamente nas escolas no período de 18 a 22 de fevereiro. Ainda de acordo com a Seduc, há vagas para todos os alunos novos. (G1)




