O atual campeão paraense está eliminado do primeiro turno do Campeonato Paraense 2012. O responsável por confirmar a desclassificação precoce do Independente foi o Paysandu, ao vencer a equipe de Tucuruí, ontem à noite, por 2 a 1, de virada, no estádio Navegantão. O time da casa saiu na frente, mas em noite inspirada do jovem atacante Bartola – autor dos dois gols da vitória bicolor -, com participação decisiva do volante Billy, os visitantes deram um largo passo para chegar às semifinais da competição.
Com a necessidade de obter apenas um resultado, o Galo Elétrico partiu para cima dos visitantes logo no começo da partida. E a pressão funcionou aos 9 minutos, em mais um vacilo geral da defesa bicolor. O experiente meio-campista Gian cobrou escanteio, a defesa parou, o goleiro Paulo Rafael não saiu da meta e o atacante Ró, sem marcação, empurrou para o fundo das redes, de carrinho.
Mas, depois do gol, os tucuruienses diminuíram o ritmo, enquanto o Papão se encontrou na partida. Aos 25, Billy fez ótimo lançamento na direção de Bartola, que disparou nas costas dos zagueiros, entrou na área e bateu cruzado para empatar.
Assim como aconteceu no começo do jogo, na etapa final da partida o Independente também dominou, mas o Paysandu conseguiu a reviravolta, manteve o equilíbrio e chegou ao segundo gol aos 24 minutos. Mais uma vez, Billy lançou a Bartola, que, em velocidade, chutou forte, de pé esquerdo, para virar o placar com um golaço.
A partir dos 30 minutos, após as alterações promovidas pelo técnico Nad, o Papão passou a explorar apenas os contra-ataques; os donos da casa voltaram a pressionar, mas a defesa alviceleste segurou o resultado.
Um gol para cada aniversariante…
A segunda vitória consecutiva do Paysandu no Campeonato Paraense de 2012 teve participação decisiva do jovem atacante Bartola, 17 anos, autor dos dois gols da vitória alviceleste, às vésperas de uma data especial na Curuzu.
O artilheiro do time na competição, a maior promessa alviceleste atualmente, ofereceu a conquista dos três pontos aos aniversariantes desta quinta-feira. “Essa vitória foi dedicada ao aniversário do Paysandu, amanhã (hoje), e do professor Nad também”, ressalta o jogador, em alusão aos 98 anos do clube e aos 52 do técnico da equipe alviceleste.
Com a classificação bem encaminhada às semifinais do primeiro turno do certame estadual, o atleta aproveita a oportunidade para convocar o torcedor a ir ao estádio no próximo domingo, quando o Papão joga em casa, contra o São Raimundo, na última rodada.
“Que ele vá à Curuzu, incentive e apoie a equipe, porque vamos buscar a nossa classificação. Lá dentro de casa a gente vai procurar fazer um bom jogo, e a presença da torcida vai nos ajudar bastante”, pede.
Seguindo a mesma análise, Nad parabeniza o torcedor alvi-azul pela paciência com o trabalho. “Em momento algum o grupo foi xingado por causa das derrotas. Os jogadores estão buscando espaço, estão obedientes taticamente, eles prestam atenção e procuram atender tudo dentro de campo e os resultados começaram a aparecer”, ressalta o treinador. (Diário do Pará)