O deputado Osires Damaso (DEM) foi reeleito, na manhã deste domingo, dia 1º, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Ele vai presidir a Mesa Diretora no biênio de 1º de fevereiro de 2015 a 31 de janeiro de 2017.
Natural de Campinorte (GO), com apenas dois anos veio para Paraíso do Tocantins. Após trabalhar como empregado, conseguiu adquirir seu próprio caminhão e atuar no ramo hortifrutigranjeiro. Sua carreira política teve início em 2000, quando disputou a prefeitura de Paraíso do Tocantins pelo PMDB, mas não foi eleito. Em seguida, candidatou-se a deputado estadual em 2002, ficando como suplente. Fez mais uma tentativa nas eleições de 2006, ficando com a primeira suplência do PMDB. Com a renúncia do então presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, que foi para o Executivo, assumiu a vaga parlamentar. Elegeu-se deputado estadual (DEM) em 2010. No ano de 2013, assumiu a presidência da Casa. Nas eleições de 2014, reelegeu-se para mais um mandato.
Em votação tumultuada, foram eleitos para os demais cargos da Mesa Diretora os deputados da chapa encabeçada por Damaso. Para vice-presidente foi eleita Luana Ribeiro (PR); para 2º vice-presidente Mauro Carlesse (PTB); Jorge Frederico (SD), Elenil da Penha (PMDB), com 13 Júnior Evangelista (PRTB) e Olyntho Neto (PSDB) como secretários.
Na chapa apoiada pelo governo concorriam Eduardo do Dertins (PPS), como candidato à vice-presidente e Franco (PMDB) como 2º vice. Toinho Andrade (PSD), Valderez (PP), José Bonifácio (PR) e Amália Santana (PT) como secretários. (Com informações de Penaforte Dias e Jornal do Tocantins)




